BRUNO KELLY/REUTERS - 15/06/2022

Os restos mortais encontrados nas buscas pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira na quarta-feira (15) chegam a Brasília nesta quinta (16). Os corpos serão transportados de Atalaia do Norte (AM) para o Instituto de Criminalística da Polícia Federal, onde passarão por perícia. O resultado dos exames deve ficar pronto na próxima semana. 

Os remanescentes humanos foram encontrados por agentes da PF (Polícia Federal) depois que um dos suspeitos, Amarildo dos Santos, confessou o crime e indicou o local onde os corpos estavam enterrados. 

Segundo o chefe da PF, Eduardo Fontes, o suspeito informou que o barco em que viajavam o jornalista e o indigenista tinha sido afundado e que o local onde os corpos foram enterrados era de difícil acesso, a mais de 3 km da margem do rio Itaquaí. "Demoramos a conseguir chegar ao local. Não há contato telefônico na área. Lá foram encontrados remanescentes humanos, e as escavações ainda estão sendo realizadas", disse.

Outro pescador, Osoney da Costa, que é irmão de Amarildo, também está preso, embora não tenha confessado participação no crime. Os dois foram vistos por testemunhas perseguindo a lancha dos profissionais. Uma terceira pessoa, citada por Amarildo, também está sendo investigada.

"Agora vamos descobrir as causas das mortes e dos crimes. Ainda estamos na parte investigativa e realizando diligências, e novas prisões devem ocorrer. Todas as forças de segurança estão unidas e trabalhando de forma ininterrupta. O objetivo é reunir todas as provas de forma segura", acrescentou o superintendente da PF.