Durante a pandemia da covid-19, Museu da Memória adaptou programação para online e participou de todas as semanas nacionais de museus

Entre os dias 6 e 10 de junho, a Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer, por meio do Museu da Memória Rondoniense vai participar da Semana Nacional de Arquivos que traz como tema este ano: “#SomosArquivo”. Como a história também é composta por registros que não estão nos arquivos e coletada mediante dedicação de servidores, a amostra vai destacar o trabalho de vidas dedicadas à memória do Estado.

Para este ano o Museu da Memória Rondoniense vai realizar, mesmo em período de reforma, uma exposição virtual com o tema: “Somos o centro de documentação histórico”, evidenciando os profissionais que atuam e atuaram no tratamento do acervo do Centro de Documentação Histórica – CDHR.

Fotógrafo Luiz Brito comenta que é bom ser homenageado

Além da exposição, será apresentada uma live de lançamento com profissionais que atuam e atuaram no CDHR.

A live acontecerá no dia 9 de juho, às 12h no instagram do Museu da Memória Rondoniense, em comemoração ao Dia Internacional do Arquivo.

Segundo a gestora do museu, Liliane Sayonara, a amostra vai evidenciar esses profissionais, cujas histórias estão atreladas ao museu e ao mesmo tempo ampliar a visibilidade da instituição e sua inserção na sociedade.

“Para participar da amostra, foram convidados alguns profissionais que já trabalharam e trabalham há décadas no local. É um jeito das pessoas perceberem que tem relação entre as demais que compõem e fazem um trabalho técnico que não é percebido”, destacou Liliane Sayonara .

HOMENAGEADOS

Entre os profissionais homenageados na exposição virtual, estão: o fotógrafo Luiz Brito e o servidor do Centro de Documentação, Augusto Gomes.

“É sempre bom ser homenageado”, disse o fotógrafo Luiz Brito, que atua na área há 19 anos. Segundo ele, é um privilégio trabalhar no museu. “Para quem gosta de pesquisar, o museu é um ótimo local; não conheço outro que reúna um coleção fotográfica como essa em Rondônia. 

Servidor, Augusto Gomes também é um dos homenageados

Há 38 anos trabalhando no CDHR, Augusto Gomes, realiza a conversão de filmes negativos analógica para imagens digitais. Para a função, construiu uma máquina chamada estação de captura de filmes fotográficos. “Ainda tem um vasto arquivo de negativos que estão sendo catalogados. Estamos aqui fazendo parte da história. Estamos abertos para receber materiais históricos para serem catalogados, pois fazem bem para a gente e é bom para a sociedade”, comenta.

PANDEMIA

Durante a pandemia da covid-19 o museu adaptou a programação para online e participou de todas as semanas nacionais de museus.

Essa é a segunda vez que o Centro de Documentação Histórica de Rondônia participar da Semana Nacional dos Arquivos.