Samu comemora um ano de atendimento pré-hospitalar no distrito de Jaci-Paraná

 Unidade conta com uma ambulância e equipe de 12 servidores

Unidade do Samu atende a um dos mais populosos distritos do municípioUnidade do Samu atende a um dos mais populosos distritos do municípioAgilidade, qualidade e segurança no atendimento pré-hospitalar. Essas são as principais referências do trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no primeiro ano de atuação no distrito de Jaci-Paraná.

Inaugurado no dia 1º de junho de 2021, a unidade conta com uma ambulância básica e uma equipe de 12 servidores, sendo seis enfermeiros e seis condutores de ambulância. Toda regulação e conduta médica a ser adotada nos procedimentos é feita em tempo real pela unidade de Porto Velho, por meio da plataforma V-Skay Samu.

“Apesar de básica, a ambulância comporta equipamentos avançados para atender até mesmo casos de intubação, se necessário”, disse o diretor do Samu em Porto Velho, Raymisson Correia.

BALANÇO

Nesse primeiro ano foram realizados 207 atendimentos pré-hospitalares, 315 remoções de pacientes para a capital, 143 atendimentos clínicos mais 105 obstétricos, dentre outros. Além das crianças e adolescentes, foram atendidos 236 mulheres e 274 homens na faixa etária de 20 a 40 anos.

Equipe permite atendimento mais ágil e seguro aos moradores  Equipe permite atendimento mais ágil e seguro aos moradoresMELHORIAS

O principal ganho para a população do distrito foi a melhora significativa no atendimento pré-hospitalar, que passou a ter mais qualidade, celeridade e segurança. “Antes da chegada do Samu, os atendimentos eram feitos pelos profissionais da Upa, com ambulâncias pequenas e sem as adequações necessárias. Agora contamos com a utilização do colar cervical, uso da prancha de resgate, avaliação e monitoramento médico”, comentou o diretor.

AGILIDADE

O tempo-resposta para chegada no local da ocorrência, que antes levava até 1h40 foi reduzido para 30 minutos. “Dependendo do local, a equipe chega em 5 minutos”, completou o diretor.

Com o serviço 192, o morador do distrito pode ligar e passar as informações corretas para que o médico regulador oriente o melhor procedimento possível. Em caso de transferência para os hospitais públicos da capital (remoções), o serviço seguirá a disponibilidade de vagas.

DISTÂNCIA

O principal fator que motivou a instalação de uma unidade do Samu em Jaci-Paraná, segundo Raymisson, é a distância para o distrito sede e a necessidade de prestar um atendimento mais célere e com qualidade. Em razão disso, a Prefeitura se planeja para implantar o serviço em outras localidades.

“Não queremos parar em Jaci-Paraná. A Prefeitura quer ter base do Samu em Rio Pardo, União Bandeirantes, Vista Alegre e São Carlos. União e Vista Alegre já estão no Plano Anual de Saúde, foram aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e já estão no planejamento”, anunciou.

Samu comemora um ano de atendimento pré-hospitalar no distrito de Jaci-Paraná Samu comemora um ano de atendimento pré-hospitalar no distrito de Jaci-Paraná Reviewed by Jotta Júnior on junho 04, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.