‘Se Candidate, Mulher!’: startup fomenta a contratação de mulheres através da capacitação para o mercado de trabalho

Tripla jornada, desvalorização profissional, desigualdade salarial, assédio. Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Obstáculos que foram ainda mais evidenciados durante a pandemia do coronavírus. Dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostram que em 2021, 51,56% das mulheres estavam empregadas. Número 20% menor em relação aos homens. 
A crise econômica causada durante o cenário pandêmico impactou diretamente as mulheres e diminuiu ainda mais a presença feminina em ambientes corporativos. Foi neste mesmo período, que a administradora Jhenyffer Coutinho percebeu a dificuldade da inserção feminina no mercado de trabalho e as adversidades vivenciadas pelas mulheres em busca de ascensão profissional. 

Jhenyffer descobriu que a maioria das mulheres somente se candidatava a uma vaga de emprego quando possuía 100% dos pré-requisitos enquanto os homens faziam isso com 60%.
Foi em maio de 2020 que a identificação da empreendedora com tantas mulheres impulsionou a criação da startup ‘Se candidate, Mulher!’. Jhenyffer viu na sua dor a motivação para contribuir com a transformação da vida profissional de outras mulheres que passavam pela mesma situação.

A ‘Se Candidate, Mulher!’ tem como propósito impactar a vida de milhares de mulheres, contribuir para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo, além de combater a desigualdade de gênero nas instituições. A empresa oferece suporte a mulheres que buscam um novo emprego de todo o Brasil de forma remota, e em dois anos de existência já impactou mais de 2 milhões de mulheres. 

“Nós criamos uma plataforma digital exclusiva chamada ‘SCM Academy’, e reunimos em um único lugar informações completas sobre mentoria e carreira, para que as mulheres tenham acesso a processos seletivos do país inteiro, além de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional de todas elas, como comunicação, oratória e preparação para entrevistas de emprego.” explica Jhenyffer.
Além da mentoria para contribuir com a recolocação profissional e transição de carreira de diversas mulheres, a ‘Se Candidate, Mulher!’ também oferece soluções para organizações que querem se tornar ainda mais inclusivas e terem mais participação feminina nos seus times. Empresas como Ambev, Coca-cola e Picpay já tiveram o apoio da startup em seus processos seletivos.

“Nossa metodologia de trabalho combina a atração e a desejabilidade para que a empresa tenha sua marca empregadora valorizada e almejada. Por outro lado, também trabalhamos o desenvolvimento da performance profissional, para que as mulheres estejam capacitadas para esses processos seletivos. Com isso, ajudamos empresas a realizar contratações com mais diversidade e celeridade, e contribuímos para a recolocação profissional de milhares de mulheres.”