Confúcio Moura concorre ao Prêmio Congresso em Foco por se dedicar à educação com eficácia e amor

O total envolvimento do Senador Confúcio Moura (MDB-RO) com a educação básica e com o ensino técnico lhe credenciaram à indicação para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco. Confúcio tem na Educação sua principal bandeira, seguindo-se da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. No entanto, desde o início do mandato, antes e depois da pandemia da covid-19, muitas de suas emendas contemplaram a saúde.

Instituído por um dos mais atuantes e notáveis órgãos de informação do País, o prêmio contempla parlamentares com reconhecido apoio à Educação, Clima e Sustentabilidade, e Defesa da Liberdade no Transporte.

A interação de Confúcio com a Educação vem desde quando foi prefeito de Ariquemes, quando ofereceu educação integral para mais de 2,3 mil alunos assistidos pelo premiado Projeto Burareiro, de sua gestão. Já no ano de 2006, quando ele sancionou lei instituindo, gradativamente, esse projeto em quatro escolas municipais, mediante oficinas curriculares, atividades artísticas, culturais, esportivas, estudos orientados  e informática educacional.

UMA LIGAÇÃO DE AMOR COM A EDUCAÇÃO

A relação de Confúcio Moura com as escolas é a mais explícita prova de amor ao ensino e à criança brasileira.

Já quando governador, ele buscou mapear as necessidades gerais do setor e acompanhava todas as perspectivas, cuidando desde o Registro Diário Eletrônico Escolar, até os avanços ou carências, que incluíam a situação de saúde oftalmológica, mental e visual dos alunos com um Programa de Saúde na escola.

Ao mesmo tempo, promoveu duas feiras e conferências Infoparty [o maior evento de tecnologia da região norte], e fomentou a Feira de Rondônia Científica de Inovação [Ferocit], não mais realizadas. Porto Velho recebeu, assim de maneira inédita, conferências de diversos seguimentos científicos e criadores de startups.

Ainda em seu governo, resgatou mais de trezentos alunos que a haviam abandonado a escola, desatacando as vocações individuais e favorecendo que expressassem seus talentos artísticos em grafite, artesanato, música, teatro e inúmeras outras atividades. Esse público passou a frequentar a Escola Estadual Lydia Johnson, totalmente personalizada em estrutura física e pedagógica para esse fim.

Autorizou bolsas acadêmicas para professores e psicólogos dispostos a aprender mediação de conflitos.

Foi ainda em segundo mandato no governo que prosperou o projeto de apoio a colégios Tiradentes, da Polícia Militar, atualmente com direções mistas (militares e civis) em escolas periféricas da Capital e do Interior.

Mas é o mandato parlamentar que agora dá mais visibilidade e confirma a presença de Confúcio entre os parlamentares que mais se dedicam à Educação.

O Marco de atualização regional, a mediação tecnológica e o projeto de informatização de escolas chegaram a mais da metade dos municípios rondonienses, graças ao investimento de um montante superior a R$ 22 milhões em emendas que contemplam escolas em 22 dos 52 municípios.

Esse projeto consiste na criação, funcionamento e manutenção de um sistema de gerenciamento acadêmico e interface de usuário das escolas de educação básica no Estado de Rondônia. O desenvolvimento de softwares e aplicativos de smartphone, por exemplo, contempla profissionais de educação, alunos e pais. 

Pelos esforços do parlamentar, a educação rondoniense dá um salto e coloca seus estudantes em pé de igualdade com os países desenvolvidos. Com acesso à internet e plataformas digitais de gerenciamento acadêmico integradas e com interface disponível a toda a comunidade escolar da educação básica de Rondônia, via computadores e smartfones.

Confúcio é também um dos maiores apoiadores do Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), instituição parceira no funcionamento do Projeto “Cidades Inteligentes” em Ariquemes, numa parceria com a prefeitura municipal. Para esse fim, o senador obteve mais de R$ 22 milhões liberados do Orçamento Geral da União ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

PRÊMIO MELHORES DO SENADO 

Um mandato de quem pensa o estado de Rondônia e o Brasil para todos

Com o slogan Mandato de Resultados, a atuação parlamentar de Confúcio Moura tem se orientado por dois eixos centrais. 

O primeiro deles é considerar a realidade local em que vivem as pessoas. Se o cidadão mora no município, é natural que ele tenha no seu município todos os serviços públicos de que necessita. Por isso, todos os esforços do Mandato relacionado às Emendas Parlamentares são direcionados aos municípios. E mais: as escolhas de prioridades consideram elementos como urgência (o que dentre as prioridades é prioridade de fato), alcance populacional (aquilo que atende mais pessoas) e soluções estruturantes (encaminhamentos com maior potencial de duração no tempo).

A segundo eixo é que a agenda parlamentar se concentre em temas com mais potencial para mudar as estruturas econômicas e sociais do País. As discussões paroquiais e de varejo serão tratadas como algo acessório e complementar. Na visão do senador, temas como o combate à pobreza, a desigualdade social, os conflitos agrários, o excesso de burocracia (incluindo carga tributária), a qualidade do serviço público e a qualificação dos órgãos de controle são prioritários na agenda do senado e são na sua.

Assim, com uma atuação fortemente concentrada nos municípios, com a seleção criteriosa de prioridades, e uma atuação dedicada ao ajuste do Estado naquilo que é mais estruturante, o Mandato de Resultados do senador Confúcio Moura se coloca como um forte candidato ao Prêmio Congresso em Foco 2022 como o político mais atuante do Senado Federal. 

Acesse o link e faça sua votação