Crianças de 3 a 5 anos começam a ser vacinadas contra Covid-19, em Ji-Paraná

Ji-Paraná inicia, nesta quinta-feira (21), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos de idade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), segue a recomendação do Ministério da Saúde e a autorização da Anvisa, que aprovaram o uso emergencial da CoronaVac para este público.

Até então, a imunização, em Ji-Paraná e também em todo o território nacional, só podia ser feita em crianças a partir de 5 anos de idade e com o uso da vacina Pfizer. Segundo a diretora da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera, a vacinação desse público será realizada às terças e quintas, nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas, com atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h.

“Vamos iniciar a vacinação na terça e na quinta-feira e iremos observar a demanda desse público. Caso a procura seja grande, poderemos ampliar esse atendimento, evitando a aglomeração nas unidades de saúde”, explicou Cristiane.

Na terça-feira (19), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica sobre a aprovação pela Anvisa da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade e as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinação desse público infantil.

A dosagem e o esquema vacinal são os mesmos recomendados para as demais faixas etárias, com intervalo de 28 dias entre as duas doses aplicadas. O MS ainda informou que, por enquanto, não há um estudo sobre a mistura de vacinas de fabricantes diferentes (vacinação heteróloga).