Somente pacientes com manifestações do vírus devem procurar unidades de saúde

Testagem é destinada a pacientes com sintomas da doença Testagem é destinada a pacientes com sintomas da doençaDiante do novo aumento de casos de covid-19, a Prefeitura de Porto Velho reforçou a testagem de pacientes com sintomas da doença. Entre os meses de maio e junho deste ano o aumento foi de 87%. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também redefiniu as estratégias de atendimento ao público nas principais unidades de saúde.

No mês de junho foram realizados cerca de 2 mil testes de covid-19, sendo que 20% apresentaram resultado positivo para o vírus na rede municipal de saúde. Nos quatro primeiros dias do mês de junho, foram mais de mil atendimentos, sendo 40% positivos. Em dois dias, dobrou o número de casos positivos diagnosticados.

De acordo com a Semusa, nas unidades de saúde Manoel Amorim de Mato, Aponiã e Ana Adelaide, os pontos de coleta de exames foram intensificados para atender o público.

“Nós precisamos ampliar. Atualmente, diante da demanda do aumento de casos, montamos pontos de coleta suficientes neste momento”, disse a médica Marilene Penati, secretária-adjunta municipal de Saúde.

Vacinação contra a covid-19 segue nas unidades de saúdeVacinação contra a covid-19 segue nas unidades de saúdeNesta semana foi montada uma estrutura para diagnóstico de sintomáticos no anexo da unidade de saúde Aponiã. “A gente quer lembrar a população que essas coletas de exames são somente para pacientes que estão com sintomas de covid-19. Então, já estamos atendendo de 7h até 17h”, reforça.

VACINA

Marilene Penati alerta que os sintomas da covid podem ser confundidos com gripe ou influenza e que a população deve tomar cuidados. “É preciso que as pessoas continuem usando máscaras de proteção, principalmente quando tiverem sintomas. A transmissibilidade da covid é muito forte e rápida”.

A médica incentiva que todas as pessoas completem o ciclo vacinal. “Precisamos ampliar o número de pessoas que completam o esquema vacinal. Nós não temos pacientes graves hoje e o índice de óbitos é muito baixo, mas a transmissibilidade continua”.

A Semusa pretende oferecer mais locais de atendimento para vacinação. “Nós vamos ampliar a vacinação também. Vamos chamar a população e faremos três ou quatro pontos de imunização nos próximos dias, para que as pessoas possam buscar e fechar seu esquema vacinal, inclusive de crianças”, finaliza Marilene.

Confira a programação de testagem aqui.

Confira a programação de vacinação aqui.