Primeira metade da temporada expõe domínio absoluto de três equipes na F1

Em uma das temporadas mais aguardadas da Fórmula 1 nos últimos anos, o campeonato de 2022 da principal categoria do automobilismo mundial vem entregando em partes o que dele se esperava. Se, por um lado, as novas mudanças de regulamento e design dos carros vêm proporcionando mais ultrapassagens e disputas na pista, por outro, a briga por pódios se afunilou entre apenas três das dez equipes participantes.

Após cumpridas 11 das 22 provas previstas no calendário, o que se viu foi um amplo domínio de Red Bull, Ferrari e Mercedes, com a presença constante dos seis pilotos que representam essas marcas entre os três primeiros colocados. A única exceção até aqui aconteceu no GP da Emilia-Romagna, com o terceiro lugar do “penetra” Lando Norris, da McLaren.

Entre os protagonistas da temporada, os pilotos da RBR, Max Verstappen e Sérgio Perez, possuem oito e seis pódios, respectivamente. Pelo lado da Ferrari, Carlos Sainz recebeu a bandeirada entre os três primeiros em seis oportunidades e Charles Leclerc, cinco. Já os octacampeões da Mercedes emplacaram sete presenças na cerimônia de premiação, quatro com Lewis Hamilton e outras três com George Russell.