Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia

O Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur) propôs a realização de um estudo para prospectar atrativos com o objetivo de elaborar novos roteiros turísticos na região central de Rondônia. O Sebrae em Rondônia, que é membro ativo do conselho, participou dos debates e visitas ao longo desta semana.

O turismo é um grande modelo econômico, responsável pela geração direta e indireta de empregos. Movimenta diversas outras atividades em torno de sua operação, além de ser um grande aliado na preservação da natureza e de patrimônios histórico-culturais. “É um grande modelo de vetor de desenvolvimento, não à toa sempre citado em reuniões com lideranças promovidas pelo Sebrae. O Conetur tem feito um importante trabalho, e o Sebrae, que já apoia o turismo há décadas, pode ser fundamental para alavancar a atividade”, disse Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

A visita técnica focou na região central do estado neste primeiro momento, nos atrativos no entorno dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal. A proposta é mapear atrativos e equipamentos turísticos que possam ser incluídos em um novo roteiro na região central.

O Sistema Fecomércio, que está à frente do Conetur, trouxe o especialista em criação de roteiros turísticos Luis Guimarães, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), para esta prospecção, com vistas à elaboração de um novo roteiro.

Note-se que um café da manhã regional, um igarapé, uma festa cultural ou uma atividade de lazer podem ser incorporados à atividade turística. Entretanto, para seu desenvolvimento ordenado, diversos fatores andam lado a lado, como a sensibilização do chamado trade turístico (as empresas que atuam diretamente na operação turística). Uma boa infraestrutura – como estradas, ruas, asfaltos, etc. – contribui para o bom desenvolvimento de um roteiro, que também necessita de bom atendimento aos turistas, hospitalidade da comunidade local e, claro, uma grande e eficiente promoção do destino.

As visitas in loco são importantes para os consultores e técnicos realizarem uma análise técnica a fim de ser disponibilizada uma proposta de roteirização envolvendo a região e gerando oportunidades para os empreendedores que atuam no setor. Além da Fecomércio (Sesc e Senac), participaram das visitas técnicas Sebrae, Setur, Semdestur/PVH e os atores locais nos respectivos destinos.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).