O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesse domingo com sua ex-ministra e candidata a deputada federal por SP Marina Silva (Rede) e conseguiu firmar o apoio dela à candidatura dele à Presidência —esse é o primeiro encontro formal entre eles em dez anos, desde o rompimento político. Os dois anunciaram uma entrevista juntos amanhã, quando devem anunciar oficialmente o apoio de Marina a Lula.

"Hoje, a meu convite, depois de muitos anos, reencontrei com Marina Silva. Relembramos da nossa história, desde quando nos conhecemos. Conversamos por duas horas e ela me apresentou propostas para um Brasil mais sustentável, mais justo e que volte a proteger o meio ambiente", disse Lula.

Marina resistia em se conectar novamente com o PT, mas amanhã deve anunciar o compromisso com a campanha de Lula. Com a formalização do acordo com Lula, a expectativa da Rede —partido fundado por Marina— é aumentar o número de parlamentares no Congresso com "puxadores de voto".

Nacionalmente, a integração da Rede à coligação em torno de Lula foi iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede), um dos coordenadores da campanha do petista.

Também interessa a Marina a adoção de uma política de desenvolvimento sustentável no país, o que consta no plano do PT, com propostas de tolerância zero para garimpo, reformulação dos negócios na floresta, incentivo a indústrias mais compatíveis, como a farmacêutica ou de comércio, e a criação do chamado "crédito verde" —incentivo fiscal a empresas que atendam a regras ambientais instituídas.