Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho

Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho

Uma agroindústria com forte potencial e um produto requisitado e de alto valor nutricional. Foram esses fatores que levaram a Prefeitura de Porto Velho a auxiliar na regularização e retomada da cooperativa que atua no abate e comercialização de carne de jacaré na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã.


A regularização das licenças veio após o município auxiliar a comunidade sobre as documentações necessárias e as tratativas para a retomada do negócio após cinco anos desde a interrupção da atividade econômica na região.

“Explicamos para eles cada passo que deveria ser seguido para a regularização da cooperativa e, assim, poder garantir a retomada dessa atividade tão promissora. Agora, com a regularização, eles apenas aguardam a autorização do Ibama que deve chegar logo”, explica o Gustavo Serbino, titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric).

Na prática, a cooperativa atendeu todos os critérios de estrutura física e documental, garantindo o aval da fiscalização municipal. Com isso, os moradores aguardam somente a cota de abate a ser definida pelo Ibama, autarquia responsável pela proteção da fauna e flora nacionais.

“Basicamente, o que será definido é a quantidade de animais a serem abatidos para o controle populacional da espécie na região, sem interferir no equilíbrio biológico e sobrevivência dos jacarés”, explica a veterinária Silvana Arnez de Castro, do Departamento de Inspeção de Produtos Animal e Vegetal (Dipoav).

Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho Reviewed by Jotta Júnior on setembro 19, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.