Prefeitura reforça chamado aos pais para vacinarem filhos contra poliomielite

Doses vão ser ofertadas também em creches municipais

Apenas 26% das crianças aptas a se vacinarem na capital já foram imunizadasApenas 26% das crianças aptas a se vacinarem na capital já foram imunizadasUma doença que pode ser fatal e causar sequelas irreversíveis volta a pôr o mundo em alerta. Erradicada após os esforços de imunização nas últimas décadas, a poliomielite volta a ameaçar a saúde da população, principalmente a de crianças que correm o risco de desenvolverem a paralisia infantil.

Em Porto Velho, somente 26% das crianças aptas a receber a vacinação estão imunizadas contra a doença, quando o ideal é alcançar 95% desse público-alvo.

Pensando nisso, a Prefeitura da capital vai promover a imunização contra a poliomielite em duas frentes: nas unidades de saúde e nas escolas municipais. A estratégia foi detalhada pelo município nesta terça-feira (20) durante coletiva à imprensa.

“Estamos falando de uma geração de pais que foi imunizada contra a poliomielite no passado e que agora nega o direito à vida e saúde aos seus próprios filhos ao ter uma atitude irresponsável ao não vaciná-los”, falou o prefeito Hildon Chaves.

Prefeito lembra que os pais também foram vacinados no passadoPrefeito lembra que os pais também foram vacinados no passadoCAMPANHA

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação, que se encerraria no último dia 9 de setembro, foi prorrogada até o próximo dia 30 pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

Em Porto Velho, as doses contra a pólio e de imunização de rotina seguem ofertadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A outra frente vai ofertar o imunizante em creches municipais para crianças de até cinco anos. As unidades vão informar os pais sobre a disponibilidade da dose, que será a gotinha independente de como esteja o Cartão de Vacina. Também vamos orientar as unidades particulares para somarem forças conosco nessa ação”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

OUTRAS VACINAS

A secretária Eliana Pasini disse que a vacina também será disponibilizada nas crechesA secretária Eliana Pasini disse que a vacina também será disponibilizada nas crechesAlém da poliomielite, a Prefeitura também reforça a importância das vacinas de rotina e, mais recentemente, contra o HPV que teve a faixa etária de imunização ampliada para adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.

“Os pais e responsáveis precisam recuperar a confiança nas vacinas e não deixar que fake news interfiram na saúde e vida dos seus filhos. A erradicação da poliomielite é a prova de que a vacina funciona e que temos o dever de manter ela assim para o bem das futuras gerações”, afirmou a gerente de Imunização, Elizeth Gomes.

Prefeitura reforça chamado aos pais para vacinarem filhos contra poliomielite Prefeitura reforça chamado aos pais para vacinarem filhos contra poliomielite Reviewed by Jotta Júnior on setembro 20, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.