Safra de café no estado tem recorde de produção com 2,8 milhões de sacas, aponta Conab

Safra de café no estado tem recorde de produção com 2,8 milhões de sacas, aponta Conab

A estimativa de colheita para a safra de café 2022 no estado de Rondônia apresentou um recorde de produção de 2,8 milhões de sacas. A informação é do terceiro levantamento nacional relacionado ao produto e divulgado nesta terça-feira (20), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) .


Tal volume representa um acréscimo de 23,7 % na produção em comparação a 2021. O aumento já era esperado, em razão de, na temporada anterior, a cultura ter enfrentado condições climáticas adversas na maioria das regiões produtoras. O resultado para o estado é o melhor desempenho obtido desde 2001, ano de início da série histórica de levantamentos realizados pela Companhia.

A área total com café plantado em Rondônia é de 71.207 hectares (2,9% maior que a de 2021), sendo 6.230 hectares em formação e 64.977 hectares em produção, correspondendo um acréscimo de 10,7% e 2,2%, respectivamente, em relação à safra anterior. Essa expansão de áreas decorre da renovação de lavouras, com a implantação de clones mais produtivos e resistentes a pragas e doenças, da substituição de antigas lavouras de cafés seminais (implantadas por sementes) por cafés clonais e a incorporação de novas áreas em substituição as de pastagem, principalmente em áreas degradadas.

Produtividade – O principal motivo para o melhor desempenho é observado, no entanto, no aumento da produtividade média, que atingiu 43,1 sacas/ha, o que representa um aumento de 21,1% em relação à safra passada, que foi potencializado por fatores como o clima e um melhor manejo da cultura. A colheita se estendeu até o início de agosto de 2022 e, portanto, já se apresenta concluída em todo o estado, que é o segundo maior produtor nacional de café conilon.

Para obter mais detalhes sobre os números da safra de café em Rondônia e nos demais estados produtores do Brasil, acesse aqui as tabelas e o documento completo do 3° Levantamento do produto.


Safra de café no estado tem recorde de produção com 2,8 milhões de sacas, aponta Conab Safra de café no estado tem recorde de produção com 2,8 milhões de sacas, aponta Conab Reviewed by Jotta Júnior on setembro 21, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.