Xadrez rondoniense ganha novo mestre nacional no Pan-Amazônico disputado em Rio BrancoAcre entre os dias 7 e 11 se setembro

O professor Gualter Amélio levou o 1º lugar e com a performance surpreendente

Porto Velho, RO - 
Duas importantes competições do calendário enxadrístico da região norte que movimentaram a capital do Acre neste final de semana.

Atletas de Rondônia, do Amazonas, e o destaque do xadrez boliviano, Raikonen Torrico participaram do evento que totalizou 60 enxadristas divididos entre o 1° Torneio Pan-Amazônico de Xadrez e o 1° Campeonato Brasileiro de Xadrez das Forças Armadas e de Segurança Pública.

A organização e realização ficaram por conta da Federação Acreana, com Neurismar Rocha carregando um peão nas costas para dar conta do recado.

Os trabalhos de arbitragem foram realizados por Kaiser Mafra, dirigente da Federação Catarinense de Xadrez e Diretor da Confederação Brasileira. Kaiser manifestou a alegria em poder colaborar com o incentivo da modalidade, comentou que ao visualizar o clima da região, infelizmente, o destaque era para a fumaça, lamentável situação que castiga os estados do norte nesta época do ano.

Os jogos foram realizados no auditório da sede da Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco. Rondônia dominou na categoria U1600 do Pan-Amazônico, xadrez clássico, partidas que duravam até 3 horas.

O professor Gualter Amélio levou o 1º lugar e com a performance surpreendente o coordenador de esporte da Xpga Academia de Xadrez conquista o tão almejado título de Mestre Nacional. Professor Gualter, apesar de comemorar o feito de ser o 3° rondoniense em conquistar o título de Mestre Nacional, lamenta o fato de a modalidade avançar sem apoio institucional em Rondônia.

“São mais de 20 anos dedicados ao esporte, formando professores e atuando nas escolas com o incentivo ao xadrez escolar, mas com essa vida de pai de família, professor e técnico, só passei a me dedicar na busca pelo título em 2018 por conta da falta de eventos oficiais CBX/FIDE no estado, até 2017.

Ano passado conquistei o Regional Norte na categoria U1600 e agora o tão desejado título Nacional”. Hélio Mantovani foi o destaque da Xpga na competição, o atleta vem atuando de forma surpreendente nos torneios realizados pela Federação Rondoniense de Xadrez Escolar, e nesta Edição do Pan-Amazônico, mostrou seu estilo arrojado de jogo ao conquistar o 1º lugar na categoria Sem Rating no torneio clássico e de quebra levou também o 1º lugar no Torneio Blitz sub 18 anos.

Robson Amorim chegou e mostrou para o que veio. Ano passado já havia conquistado o título no Regional Norte na categoria Sem Rating, e este ano no Pan ficou mais uma vez entre os grandes ao conquistar o 2º lugar no Torneio Blitz sub 18 anos e 3º no Torneio Clássico categoria sem Rating.

Luís Antônio Costa Neto, revelação do xadrez estudantil de Rondônia, craque da Xpga Academia de Xadrez conquistou o 3° Lugar na categoria U1600.
Xadrez rondoniense ganha novo mestre nacional no Pan-Amazônico disputado em Rio BrancoAcre entre os dias 7 e 11 se setembro Xadrez rondoniense ganha novo mestre nacional no Pan-Amazônico disputado em Rio BrancoAcre entre os dias 7 e 11 se setembro Reviewed by Jotta Júnior on setembro 14, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.