Recentemente, o atual governador do estado do Amazonas divulgou uma boa notícia aos concurseiros que querem ingressar no serviço público da região. Assim, já é possível saber que o próximo ano contará com novos certames.

A divulgação da informação ocorreu na última sexta-feira, 11 de novembro, pelo governador reeleito, Wilson Lima. 

Dessa forma, o governador indica algumas áreas específicas em que sua gestão irá focar no lançamento de novos concursos. Portanto, o próximo governo priorizará as áreas de Segurança, Educação, Saúde e Assistência Social, cerca de 60% dos servidores públicos que se encontram na ativa. 

Além disso, o governador também comentou sobre concursos que já ocorreram. Assim, ele indica que, em breve, haverá a convocação dos candidatos aprovados.

Lima declarou que não existe um cronograma pronto para a convocação destes candidatos. No entanto, garantiu que todos os aprovados serão chamados no decorrer do próximo ano de 2023. 

“A gente não tem um cronograma, mas vou chamar o mais rápido possível. Nesses concursos que realizei agora a nossa meta é chamar todos no ano de 2023. Inclusive, o concurso da PGR será convocado no ano que vem. Não tenho uma data específica porque dependo muito de como vou fechar esse ano de 2023 porque tem limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.”, pontuou Lima. 

Durante sua campanha, o governador já falava sobre o seu plano de lançamento de novos concursos no próximo ano.

“No ano que vem, em 2023, nós vamos realizar concurso público para a área da saúde. Você que é terceirizado se prepare, nós vamos fazer concurso público para você regularizar sua situação e você ser efetivo no Governo do Estado”, declarou Lima durante sua campanha à reeleição.

Governador promete concurso da Susam

Recentemente, o governador Wilson Lima comentou que possui a intenção de realizar um novo concurso para a Secretaria de Saúde (Susam) no próximo ano. 

Assim, o chefe de estado do Amazonas prometeu novos investimentos para a área. Isto é, como a construção de um novo complexo de saúde e o aumento do piso salarial de profissionais de enfermagem. 

“Vamos construir um complexo de saúde onde funciona o SPA do Galiléia. Vamos ampliar o Caic e aquela unidade de pronto atendimento. Já determinei à Casa Civil e à Secretaria de Fazenda que façam o estudo para que a gente possa, o mais rápido possível, garantir o piso salarial da enfermagem. Isso é compromisso do governador Wilson Lima”, pontuou.

Além disso, o Ministério Público do Amazonas já havia apontado a necessidade da realização de um novo concurso para a área da Saúde. Segundo o órgão, a área vem sofrendo com o déficit de funcionários. 

Ademais, no ano de 2020, o Tribunal de Contas do Estado (TCE AM) fez recomendação à diretoria do Hospital Pronto Socorro 28 de agosto. De acordo com o Tribunal, portanto, seria importante a abertura de um novo concurso público para o preenchimento de vagas. 

Veja também: Concurso TRT GO terá edital ainda em novembro

No entanto, em 2021, a secretaria divulgou que só iria realizar um novo concurso após o fim da pandemia de Covid-19. 

Quando foi o último concurso da Susam de Amazonas?

O último concurso da Susam de Amazonas foi para o preenchimento de cargos efetivos em 2014. Na época, então, houve a oferta de 11.646 vagas para todos os níveis de escolaridade. 

Deste número, 3.305 foram para o nível fundamental, 5.247 para o nível médio e outras 3.094 para o nível superior. Os salários pagos variavam entre R$ 1.294,57 e R$ 7.691,45. 

Nesse sentido, o certame contou com a oferta de diversos cargos, como, por exemplo:

  • Agente administrativo
  • Recepcionista
  • Auxiliar de serviços gerais
  • Técnico de radiologia
  • Auxiliar de laboratório
  • Assistente social
  • Enfermeiro
  • Psicólogo