Começa a Copa Zico em Porto Velho

Pertinho do campo, sentada em um banco, estava a promotora de vendas Elisângela Souza. O local é o Centro de Treinamento do Rondoniense Futebol Clube, onde acontecem as competições da Copa Zico, e o filho dela, Eriel Isaías, 11 anos, está jogando futebol e apostando na possibilidade de ser reconhecido por um olheiro.

A promessa é que os destaques sejam selecionados e integrem a base de grandes equipes do Rio de Janeiro, onde fica a organização do torneio - que chegou à Porto Velho através da Secretaria de Esporte e Lazer do Município (Semes), junto aos parceiros, e do programa Talentos do Futuro. A Copa conta com o patrocínio da Urbano Norte.

"Minha família é amante do esporte. Eu já joguei futebol, meu esposo tem um primo que joga no Japão e o Eriel sempre foi empolgado demais pra jogar. Ele faz parte do Talentos do Futuro, joga duas vezes por semana, e o mais legal disso tudo é que além de ser acompanhado no rendimento escolar para assim participar do programa, ele agora tem a chance de participar de um torneio que pode levar ele adiante nesse sonho, que toda a família sonha junto", conta Rosângela.

A Copa Zico, além da organização nacional, tem a estrutura e o apoio da Prefeitura de Porto Velho em todos os jogos, que começaram na manhã desta quarta-feira (30) e terminam no dia 14 de dezembro.

Ivonete Gomes, secretária da Semes, fala que a expectativa é que essas crianças sejam reveladas como talento tanto dentro como fora de campo. "Assim como é a expectativa deles, nós temos a vontade e o objetivo de que essas crianças sejam reveladas como talentos, que Porto Velho tem atletas muito bons e que isso possa render bons frutos para todos eles lá no futuro. Além disso, um objetivo que tem sido atendido é a presença dos pais no dia a dia dessas crianças, tanto no acompanhamento escolar, critério para eles estarem aqui (bom rendimento) quanto nas partidas", resumiu a secretária.

HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO

A Copa Zico existe há mais de 20 anos e o objetivo é dar às crianças, que não tem acesso aos grandes clubes, a oportunidade de mostrar o seu futebol, serem reconhecidas como verdadeiros talentos. "É tudo isso e mais um pouco, tanto que a ideia da nossa Copa em conjunto com a coordenação local, junto à coordenação do Rio de Janeiro, que vai contar com a presença do Zico no dia 14, é levar os atletas de destaque para ter uma oportunidade em outro estado", explicou o coordenador nacional da competição, Thiago Augusto.

E por falar no Zico, além de ir embora para jogar em um clube grande, essa tem sido a outra motivação dos pequenos atletas. "Sou flamenguista, gosto de futebol desde pequeno e eu também quero chegar no meu sonho, que é jogar num time grande. Gostei de estar aqui na Copa, espero que tenha sorte e que veja o Zico na final", diz o atleta Vitor Emanuel, de 13 anos.