O senador, que assumiu a política educacional como prioridade do mandato, conduziu ações e performance de enorme relevância no combate à pandemia do novo Coronavírus

O advento da novo Coronavírus em 2020 não agrediu apenas as pessoas que foram afetadas pela doença, ou que perderam familiares e amigos em decorrência da sua gravidade. Além de provocar danos sociais e econômicos, a pandemia produziu a necessidade das pessoas, empresas e instituições ajustarem suas agendas e redefinir prioridades, tal a profundidade e extensão da crise sanitária que se alastrou mundo afora.  Além da gravidade da própria doença, o tempo prolongado da pandemia tem sido um elemento limitador para a volta da normalidade física e emocional da sociedade – e a desejável recuperação das perdas materiais causadas desde então.

Isso não foi diferente com o mandato do senador Confúcio Moura. Eleito em outubro de 2018 e empossado em janeiro de 2019, o parlamentar definiu que a sua agenda em Brasília seria destinada a atuar para a melhoria na educação, seja no estado de Rondônia ou em âmbito nacional. Na sua avaliação, o único caminho para o Brasil fazer a transição entre “nação em desenvolvimento” para “País desenvolvido” seria investir fortemente na educação – e que este seria um desafio para décadas e não apenas para um mandato. Mas, alguém deveria buscar colocar a educação na agenda nacional.

Depois de Paulo Freire, Anísio Teixeira, Cristovam Buarque, Darcy Ribeiro e alguns poucos outros não voltamos mais a debater a educação em profundidade. O único movimento mais relevante ocorreu nos anos 1990, quando houve um esforço para que não se deixasse nenhuma criança fora da escola. Isso deu resultado, talvez porque os recursos a serem transferidos tivessem o aluno como referência. Isto é, quanto mais alunos, mais dinheiro”, avalia o senador.

Com o vazio do debate no setor – e a crescente piora na qualidade do ensino, incluindo as instalações das unidades de ensino – Confúcio percebeu que havia espaço para que a educação voltasse a ser pauta dos governos e da sociedade. Naquele momento parecia haver massa crítica e maturidade para isso.

Por isso, durante o ano de 2019 o gabinete do senador se voltou para formular e operacionalizar programas e projetos na área da educação – além de imergir na rotina legislativa do Senado Federal e atender as demandas originadas das prefeituras municipais do estado de Rondônia.  No fim do ano, os arranjos institucionais, as parcerias, os ajustes orçamentários e as ações a serem implementadas já estavam organizadas e operacionais.