Última vez que o rio apresentou um movimento de subida foi na quinta-feira (24). — Foto: g1 AM
1 de 1 Última vez que o rio apresentou um movimento de subida foi na quinta-feira (24). — Foto: g1 AM

Última vez que o rio apresentou um movimento de subida foi na quinta-feira (24). — Foto: g1 AM

O Rio Negro voltou a descer após quase um mês subindo, segundo a medição do Porto de Manaus. Atualmente, o nível da água é de 18,35 metros.

Segundo os dados do Porto, a última vez que o rio apresentou um movimento de subida foi na quinta-feira (24). Desde então, o rio desceu seis centímetros.

Na sexta-feira (25), o recuo foi de menos dois centímetros. No sábado (26), o rio desceu mais um centímetro. No domingo e na segunda, não houve alteração no ritmo das águas.

Já nesta terça-feira (29), o nível do rio desceu mais três centímetros.

Em Coari e em Itacoatiara as águas também estão descendo. Na cidade de Coari, segundo a medição da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa Manaus), o Rio Solimões está em 7,78 metros. O rio desceu 22 centímetros em dois dias.

Em Itacoatiara, após três dias de estabilidade, o Rio Amazonas também desceu nessa segunda-feira (28). Segundo a Proa Manaus, o rio está em 4,93 m.

O único dos municípios medidos pela Proa que mantém um ritmo de subida é Tabatinga. O Rio Solimões subiu quase dois metros em seis dias e a média dessa segunda-feira é de 4,68 m.