(Foto produzida pelo cosmonauta russo Oleg Artemiev)

(Foto produzida pelo cosmonauta russo Oleg Artemiev)

Um  traçado sinuoso riscando um fundo azul anil. Essa belíssima imagem é a visão que o cosmonauta russo Oleg Artemiev tem do Rio Amazonas e que foi registrada por ele  a partir da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). 

Oleg fez o registro enquanto a estação orbitava a região e compartilhou as imagens em suas redes sociais na última quinta-feira (17), dando destaque para o maior rio do mundo  na imprensa internacional. 

Por conta da atmosfera, o Rio Amazonas e seus afluentes ganharam uma aparência embranquecida, com o azul característico da Terra vista do espaço se destacando ao fundo. 

Os brasileiros reagiram com admiração, mas também certa desconfiança sobre as “intenções” do cosmonauta de fazer o registro.

“Podem olhar a vontade. Podem vir e gastar muito dinheiro com o turismo... Mas fiquem sabendo que a Amazônia é nossa”, postou um internauta. 
Outro perfil escreveu: “É nosso. Totalmente nosso. A floresta amazônica é nossa, totalmente nossa. Linda e nossa! Ninguém tasca!”. 

E houve também preocupações com a devastação do meio ambiente. “ Geral com ‘orgulho’, mas o desmatamento e poluição comendo solto ninguém liga”, escreveu um dos perfils.