Confira horários de funcionamento de serviços de saúde e segurança pública no feriado de quinta (8)

Publicidade

Confira horários de funcionamento de serviços de saúde e segurança pública no feriado de quinta (8)

Serviços de saúde e segurança pública funcionam em regime de plantão durante feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição

acritica.com
online@acritica.com
Maternidade Estadual Balbina Mestrinho (Foto de Rodrigo Santos/Acervo Secom)

Maternidade Estadual Balbina Mestrinho (Foto de Rodrigo Santos/Acervo Secom)

O Governo do Amazonas mantém os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado de quinta-feira (08/12), quando é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição, e o ponto facultativo de sexta-feira (09/12), ambos publicados no Diário Oficial do Estado do dia 1º de dezembro.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de quinta-feira (08/12) e o ponto facultativo da sexta (09/12).
 
Vão funcionar os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior do estado, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares, com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (12/12). Como as agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana e feriados, não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias, não havendo necessidade de remarcações.

Fundações

Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), estão mantidas as sessões de Quimioterapia agendadas para quinta (08/12) e sexta-feira (09/12). Não haverá consultas na Oncologia Clínica no feriado e ponto facultativo. A exceção é apenas um médico oncologista clínico que irá atender na quinta-feira. Os pacientes foram todos comunicados.

No serviço de Radioterapia, estão mantidas as sessões de tratamento na quinta-feira (08/12). Não haverá consultas no feriado. Já na sexta-feira (09/12), o serviço não abrirá.

O Serviço de Pronto-Atendimento da FCecon funciona todos os dias, 24 horas, para os casos de urgência e emergência oncológica.

A coleta de sangue no Hemoam funcionará de 7h ao meio-dia nesta quinta-feira (08/12), durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição. Na sexta-feira (09/12) e no sábado (10/12), a coleta funcionará normalmente. Os serviços de Urgência estarão abertos aos pacientes durante o feriado.

Segurança Pública

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

Já as delegacias de Polícia Civil terão um esquema especial para o feriado prolongado. O órgão informa que somente as centrais de flagrantes 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24h, bem como as Delegacias Especializadas Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).

As Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime apenas para registro de ocorrências relacionadas as áreas das especializadas.

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na segunda-feira (12/12), das 8h às 17h.