Fhemeron faz apelo por doações de sangue neste final de ano

Com os festejos de final de ano e parte da população indo viajar com a família em férias em outras localidades, a doação de sangue passa a ficar baixa, assim como os estoques de bolsas. É justamente neste período, em que ocorrências de trânsito passam a ser mais altas, entre outras situações imediatas que acontecem, como cirurgias eletivas.

Para isso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron aponta a necessidade de doação de sangue, devido ao estoque de bolsas que, no momento, se encontra em baixa na Capital rondoniense.

O assistente social da Fhemeron de Porto Velho, Dimarães da Silva, conta que neste período, é preciso um estoque estratégico para atender as demandas de urgência e emergência. “Para isso, pedimos que a população, de forma voluntária, nos ajude nesta missão, que é de salvar vidas. Antes de fazer uma viagem, aproveite e faça este ato solidário, que pode salvar até quatro vidas”.

Dimarães da Silva salienta que todos os tipos sanguíneos (A+; B+; AB+; O+; A-; B-; AB-; O-) são necessários, principalmente o tipo O+, sendo o mais utilizado. “Cerca de 36% da nossa população utiliza os tipos sanguíneos (O+ e o A+), e por isso, pedimos que aqueles que são doadores e os que desejam doar, compareçam em nossa unidade para realizar a doação”.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que, a doação de sangue é de extrema importância para a população. “Estamos em momento de festividades, porém, é preciso realizar este ato de solidariedade. Muitas pessoas precisam deste item importante, que é o sangue, independentemente do tipo, a doação é necessária para que os estoques de bolsas estejam regulares. Aproveitem e compareçam em nossa unidade da Fhemeron para realizar este ato de empatia”.

FUNCIONAMENTO

Em Porto Velho, a Fhemeron estará funcionando normalmente durante toda esta semana, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. Devido ao feriado estadual, antecipado para a próxima segunda-feira, 2 de janeiro, a Fundação volta a funcionar normalmente a partir da próxima terça-feira, 3 de janeiro.

A Fhemeron fica localizada na Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial; contato: (69) 3216-2234.

COMO DOAR SANGUE?

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);

Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;

Ter peso acima de 50 kg;

Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);

Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses); e

Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.