Operação Vigilare da PM começa nesta segunda e segue até dia 5

Na manhã desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Rondônia, deu início a Operação Vigilare, que tem como objetivo combater a criminalidade, levando mais segurança para a população, durante as compras e atividades festivas do Natal e Ano Novo em todo o estado. 

A operação segue até o dia 5 de janeiro, levando mais segurança para a população de Rondônia. 

Segundo a PM, neste período, ocorre substancial aumento da circulação de pessoas nos centros urbanos, sobretudo, no shopping, áreas de comércio em geral e áreas públicas, em razão do incremento de recursos que é feito na economia estadual, por meio do pagamento da 2ª parcela do 13º salário que, somado ao aumento de circulação de capital acabam perfazendo atrativo para criminosos e oportunistas. 

A operação, segundo o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel PM Alex Miranda, foi estruturada em torno de dois eixos principais: zona habitacional e turística e zona comercial. A Polícia vai atuar ainda, nos pontos de aglomeração de pessoas e locais de festejos. 

Zonas habitacionais

Em razão das viagens de férias de boa parte da população, muitas residências, ficam fechadas, sem nenhum ocupante, tornando-se alvo de criminosos oportunistas. Para combater crimes, principalmente de furto, há necessidade de policiamentos voltados para as áreas residenciais, em especial: setores e bairros habitacionais, motivo pelos quais, faz-se adequado o reforço do policiamento ordinário, cuja intensificação da presença PM.