Alec Baldwin e responsável por arma serão julgados por morte no set de 'Rust'

Promotora diz que 'há evidências suficientes para apresentar acusações criminais' contra ator e membros da equipe. Tiro acidental matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins em 2021.

Por g1

Alec Baldwin nos bastidores da gravação de 'Rust' — Foto: Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta
1 de 1 Alec Baldwin nos bastidores da gravação de 'Rust' — Foto: Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta

Alec Baldwin nos bastidores da gravação de 'Rust' — Foto: Reprodução/Instagram/alecbaldwininsta

A promotoria do Estado do Novo México anunciou que vai acusar formalmente o ator Alec Baldwin por ter matado a diretora Halyna Hutchins no set de filmagem de "Rust". Ele responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar).

A informação da abertura dos processos criminais foi anunciada nesta quinta-feira (19). Além do ator, Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas no set, também vai responder na Justiça.

"Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de 'Rust'", disse a primeira promotora judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies.

O primeiro assistente de direção do filme, Dave Halls, pessoa que entregou a arma a Baldwin, concordou em se declarar culpado de uso negligente de uma arma letal.

Além de Halyna, o diretor Joel Souza também ficou ferido quando Baldwin disparou durante um ensaio no set do filme de faroeste, em outubro de 2021. A arma estava carregada com munição real e não cenográfica.

Segundo a promotora, o ator tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem devidamente verificadas e que ele nunca deveria ter apontado para ninguém.

"Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, disse a promotora Carmack-Altwies, em entrevista. "Isso vai para os padrões básicos de segurança."

Baldwin negou a responsabilidade pela morte de Hutchins ao dizer que foi informado de que a arma estava "fria", um termo da indústria que significa que é seguro de usar.

LEIA TAMBÉM

Alec Baldwin disparou arma que matou mulher durante gravações de filme, diz polícia

Relembre o caso

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta, e o diretor Joel Souza foi ferido quando uma arma que Baldwin estava usando durante um ensaio em outubro de 2021 disparou uma bala real. O filme estava sendo filmado no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México.

O ator de "30 Rock" e "Saturday Night Live", que também atuou como produtor em "Rust", negou a responsabilidade pelo tiroteio.

Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set

Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set

Um teste forense do FBI do revólver de ação única que Baldwin estava usando descobriu que ele "funcionava normalmente" e não disparava sem que o gatilho fosse puxado.

O Escritório do Investigador Médico do Novo México considerou o tiroteio um acidente, dizendo que a arma não parecia ter sido carregada deliberadamente com uma munição real. As autoridades têm tentado determinar como uma bala real chegou ao set de filmagem.

Vídeo com Alec Baldwin na gravação de 'Rust' é divulgado

Vídeo com Alec Baldwin na gravação de 'Rust' é divulgado

Alec Baldwin e responsável por arma serão julgados por morte no set de 'Rust' Alec Baldwin e responsável por arma serão julgados por morte no set de 'Rust' Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 19, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.