Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e o governador Wilson Lima. — Foto: Diego Peres/Secom.
1 de 4 Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e o governador Wilson Lima. — Foto: Diego Peres/Secom.

Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e o governador Wilson Lima. — Foto: Diego Peres/Secom.

O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier visitou Manaus, nesta segunda-feira (2), em Manaus. Recepcionado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima , ele anunciou que o país europeu vai liberar 35 milhões de euros , equivalente a R$ 199 milhões, para o Fundo Amazônia.

O anúncio do investimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomar o Fundo Amazônia, projeto para reduzir o desmatamento na região e que estava paralisado há mais de três anos

Wilson Lima e presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier — Foto: Diego Peres/Secom
2 de 4 Wilson Lima e presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier — Foto: Diego Peres/Secom

Wilson Lima e presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier — Foto: Diego Peres/Secom

O encontro com o presidente da Alemanha, ocorrido no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, foi o primeiro compromisso oficial de Wilson Lima após tomar posse para o novo mandato.

Na ocasião, Wilson Lima agradeceu ao governo alemão pela parceria em projetos que ajudam no combate ao desmatamento

Frank-Walter Steinmeier, que faz visita oficial ao Brasil, viajou para o Amazonas para conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.

O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier assinou repasse ao Fundo Amazônia — Foto: Diego Peres/Secom

A Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), que monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, é um dos projetos que recebe investimentos do governo da Alemanha. O estudo é coordenado por pesquisadores brasileiros e alemães.

'Nós temos uma relação antiga com a Alemanha, de aproximadamente 20 anos. A Alemanha é o principal parceiro do Estado do Amazonas e como resultado dessa parceria a gente conseguiu construir os nossos centros multifuncionais que estão em municípios estratégicos ali do sul do Amazonas. Conseguimos construir a nossa Secretaria de Meio Ambiente com conceito de sustentabilidade", afirmou o governador Wilson Lima, durante o encontro.

Wilson Lima e presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier em frente ao Teatro Amazonas — Foto: Diego Peres/Secom

Fundo Amazônia

Durante a visita, Frank-Walter Steinmeier também afirmou que a Alemanha vai liberar 35 milhões de euros para o Funda Amazônia, reativado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (1º).

Criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma, o fundo está parado desde abril de 2019, quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu colegiados que faziam parte do Fundo Amazônia.

A assinatura do decreto que retoma o fundo ocorreu no Palácio do Planalto horas depois de Lula ser empossado como 39º presidente do Brasil, em um primeiro conjunto de atos do novo governo.