Chefe da Casa Civil foi na direção contrária da apresentada pelo ministro da Previdência. Lupi falou em debater 'antirreforma', para alterar regras aprovadas pelo Congresso em 2019.

Por Isabela Camargo e Guilherme Mazui

Rui Costa, da Casa Civil, disse que o governo não avaliar rever a Reforma da Previdência

Rui Costa, da Casa Civil, disse que o governo não avaliar rever a Reforma da Previdência

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (3) que "não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada" em relação a mudanças nas regras de aposentadorias e pensões.

A fala de Costa, que disse ter o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai na contramão do que o novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, declarou nesta terça-feira (3).

Ao assumir o ministério, Lupi afirmou que deseja discutir a "antirreforma" da Previdência, em referência às regras aprovadas em 2019 no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

"Quero formar comissão quadripartite [...] com uma representação dos sindicatos patronais, com sindicatos dos empregados, com sindicatos dos aposentados e com governo. Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma da Previdência, discutir com números e com profundidade", declarou Lupi.

Questionado nesta quarta sobre o tema, Costa afirmou que a decisão de discutir ou não mudanças na reforma será de Lula e que o tema passará pela Casa Civil.

"Não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada neste momento para a revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento, não tem nada sendo elaborado. Neste momento, não há nenhuma proposta de reforma da Previdência ou coisa semelhante", disse Costa.

O ministro da Casa Civil deu a declaração após a posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como titular do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).