Presidente participou do velório de Pelé, que foi realizado na Vila Belmiro, nesta terça-feira (3).

Por g1 Santos

Presidente Lula e primeira-dama, Janja, participam de velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos (SP) — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
1 de 3 Presidente Lula e primeira-dama, Janja, participam de velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos (SP) — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Presidente Lula e primeira-dama, Janja, participam de velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos (SP) — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Santos, no litoral de São Paulo, para o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Ele estava acompanhando da primeira dama, Janja Lula da Silva. Em entrevista sobre o Rei do futebol, Lula ressaltou a humildade do ex-jogador e disse que o "Brasil deve muito a Pelé" (veja a entrevista abaixo).

Um grande esquema de segurança foi montado para a chegada do presidente. Lula pousou em Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, que fica a cerca de 500 metros da Vila Belmiro, onde acontecia o velório, por volta das 9h. Depois, ele seguiu de carro até o estádio do Santos.

Lula participa de velório de Pelé, na Vila Belmiro

Lula participa de velório de Pelé, na Vila Belmiro

Após a chegada do presidente, foi iniciada uma missa com o padre Toninho e padre Xavier, ambos de Santos. Acompanharam a celebração o prefeito de Santos, Rogégio Santos, o Ministro dos Portos e aeroportos, Marcio França, o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, além de secretários municipais de Santos, vereadores municipais e o público que estava passando pelo estádio.

Durante o velório, Lula abraçou familiares de Pelé, que estiveram presentes na Vila Belmiro durante quase todo o velório. Por volta das 9h30, o presidente e a primeira-dama deixaram o local.

Presidente Lula participa de velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos (SP) — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Lula fala de Pelé

Em entrevista para a Santos TV, Lula contou que assistiu muitos jogos do Santos contra o Corinthians e que viu o Corinthians perder vários. Segundo ele, o Pelé tinha uma 'obsessão de derrotar' o Corinthians, o time do coração do presidente da república.

"Ele obrigava a gente a ir em qualquer lugar assistir futebol, porque muitas vezes a gente não gosta só do nosso time, a gente gosta de alguém que dá espetáculo, alguém que é brilhante O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana. Tudo aquilo que a gente poder perceber da ascensão do ser humano foi o Pelé".

O presidente também falou da personalidade de Pelé. Ele disse que o ex-jogador sempre foi um cidadão humilde e que sempre conversou de igual para igual com todo mundo. "Era um cidadão comum. Ele não se deixava levar pelo brilhantismo dele e pelo apogeu, nos maiores momentos de glória dele, quando encontrava com a Rainha da Inglaterra, quando ganhava um prêmio, ele era o mesmo de quando dava uma entrevista ou encontrava uma criança para conversar", disse.

"O Pelé é uma figura muito especial. A gente não pode ficar comparando Pelé a ninguém, porque não tem ninguém comparável a Pelé em se tratando de jogador de futebol, de ser humano, e de comportamento, fino e educado que o Pelé tinha. Ele foi muito para o Brasil, foi muito para Santos, para a cidade de Santos, ele foi muito para São Paulo e ele foi muito para o Lula" , explicou o presidente.

Lula também disse que gostaria de que um documentário fosse feito mostrando para as novas gerações quem foi Pelé. E que as gravações fossem feitas em Santos.

"Além do futebol, ele vai ensinar um pouco de caráter, de humildade, de dignidade, e quem sabe vai ensinar um pouco as pessoas a serem mais humanistas, mais solidárias, mais fraternas. Foi tudo isso que Pelé foi. Por isso acho que o mundo deve ao Pelé muita coisa, sobretudo a dignidade de um homem que nasceu pobre, negro, em um país onde o preconceito é muito vivo, e o Pelé nunca se importou com isso. Ele sempre soube ser Pelé, o melhor e mais humilde"

Lula ainda disse que lamenta profundamente a perda do Rei do Futebol. Ele contou que teve a oportunidade de ir ao Pacaembu ver o Pelé jogar muitas vezes. "Não vou ver daqui para frente nunca mais o Pelé jogar, a não ser que eu fique assistindo filmes com gols do Pelé, que são muitos. Todos nós devemos um pouco ao Pelé, e o Brasil deve muito", finalizou.

Homenagens de Lula

Antes da cerimônia de posse de Lula como presidente, no último domingo (1), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu um minuto de silêncio como forma de homenagear todo o legado construído pelo Rei do Futebol.

Lula é um grande entusiasta do futebol de Pelé. Por conta da morte, ele o homenageou nas redes sociais. "Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e no Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol", disse.

"Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé", completou.

Na tarde de segunda-feira, Lula já enviou uma coroa de flores para homenagear o Rei do Futebol. "Nossa sincera homenagem ao grande brasileiro, nosso rei Pelé. Presidente Lula e Janja Lula da Silva", dizia a faixa colocada no arranjo.

Presidente Lula (PT) e primeira-dama Janja enviam coroa de flores para velório do Rei Pelé na Vila Belmiro, em Santos — Foto: Rodrigo Nardelli/g1

Morte de Pelé

Pelé morreu na quinta-feira (29), depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon.

O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava "progressão oncológica", com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.

O velório do Rei do Futebol começou às 10h na última segunda-feira (2), na Vila Belmiro, e deverá ser encerrado na manhã desta terça. Em seguida, o corpo será sepultado em Santos após um cortejo.