A Rota Histórico Cultural de Porto Velho reúne uma caminhada pela arte, arquitetura e até pela gastronomia rondoniense.

Para te ajudar, o g1 compilou os pontos turísticos que compõem a Rota Histórico Cultural, com base nas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Confira:

As Três Caixas d’Água

Praça das Três Caixas D'Água em Porto Velho — Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho
1 de 7 Praça das Três Caixas D'Água em Porto Velho — Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Praça das Três Caixas D'Água em Porto Velho — Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Também chamadas de Três Marias, as caixas d’água foram as responsáveis pelo abastecimento de Porto Velho até a desativação no fim dos anos 1950.

Uma curiosidade histórica é que nem sempre as três estiveram juntas. Segundo pesquisas da professora Yêdda Pinheiro Borzacov, em 1910 a primeira caixa d’água foi instalada e apenas em 1912 a companhia responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré instalou as outras duas para melhorar o processo de abastecimento e distribuição de água em Porto Velho.

Elas estão localizadas na rua Dom Pedro II. Atualmente são completamente pretas, mas já tiveram a parte superior pintada de branco, como mostra a foto abaixo.

Três Caixas D'água em Porto Velho  — Foto: Reprodução
2 de 7 Três Caixas D'água em Porto Velho — Foto: Reprodução

Três Caixas D'água em Porto Velho — Foto: Reprodução

Casa de Cultura Ivan Marrocos

Casa da Cultura Ivan Marrocos  — Foto: Diêgo Holanda/arquivo g1
3 de 7 Casa da Cultura Ivan Marrocos — Foto: Diêgo Holanda/arquivo g1

Casa da Cultura Ivan Marrocos — Foto: Diêgo Holanda/arquivo g1

Na esquina próxima às Três Caixas d’Água está a Casa de Cultura Ivan Marrocos. O espaço tem esse nome em homenagem a um jornalista.

O visitante pode conhecer a casa por conta própria ou solicitar o acompanhamento. Todo o serviço é gratuito. No local, durante o ano são feitas exposições de arte contemporânea, desenho, pintura, escultura, objetos artísticos, fotografias, além de instalações.

Segundo o Governo de Rondônia, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Museu da Memória Rondoniense

Museu da Memória Rondoniense, antigo Palácio do Governo em Porto Velho. — Foto: Loide Gonçalves/g1

O Museu da Memória Rondoniense (Mero) está localizado na rua Dom Pedro II, bairro São Cristóvão. Ele possui o maior acervo do estado com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos.

Além disso, conta com um Centro de Documentação que resgata a História e a identidade dos rondonienses a partir de documentos e jornais antigos. Frequentemente também entram em cartaz exposições artísticas. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Anteriormente o local funcionava como Palácio do Governo. Inaugurado em 1954, foi sede oficial de todos os governadores do então Território Federal de Rondônia.