CACOAL


Neste mês dedicado à abordagem da amamentação, o Centro Regional Especializado de Atenção Materno Infantil (CREAMI), promoveu uma palestra com as mães em situação de risco, oportunidade em que toda a equipe esteve engajada na prestação desse relevante serviço informativo à comunidade. O evento contou também com a participação de profissionais da UniFacimed.

A gerente da unidade em Cacoal, Maria Madalena dos Santos, afirmou que a unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por Obstetra, Assistente Social, Nutricionista, Enfermeira, Psicóloga, Fisioterapeuta, Pediatra, Ginecologista, médico responsável por biópsias etc.

O CREAMI faz parte do sistema de saúde e é uma Unidade especializada que provê diversos tipos de exames, entre os quais o de ultrassom com doppler, eletrocardiograma e colposcopia e o procedimento de inserção de DIU. Ao todo, o Creami atende aproximadamente 400 pacientes dos municípios de Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe e Primavera.

“Todos os profissionais, do Creami e da Facimed tiveram o cuidado de informar sobre o tema, tirar as dúvidas das pacientes e inclusive levando-as até uma sala de reuniões onde foi projetado um slide no qual mostrou-se a importância de se conhecer a maneira de proceder a amamentação de modo correto.

O objetivo da campanha, que em Cacoal adotou o lema “Amamentar é Vida”, é intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, já que é por meio dele que o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, asma, diabetes e obesidade. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da criança, permitindo-lhe ter dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.


Fonte: Assessoria de Imprensa