Estoques mundiais baixos, defasagem do valor cobrado no país em relação ao exterior e desvalorização do real fazem pressão

A cotação do petróleo no mercado internacional e o câmbio não vão dar trégua à economia brasileira nos próximos meses e devem continuar a pressionar o preço dos combustíveis, segundo analistas. A tendência é que a oferta de petróleo e seus derivados, como a gasolina, continue descolada da demanda. Assim, com mais compradores do que vendedores e também com a moeda americana valorizada em relação ao real, a expectativa é de alta de preços nos postos.

No Brasil, onde os reajustes acontecem em linha com as oscilações externas, novos aumentos da gasolina e do óleo diesel são esperados. O último foi concedido nesta semana pela Petrobras e outros devem estar por vir. A gasolina ficou 7% mais cara e o diesel, 9,2%. No ano, os dois acumulam alta de 73% e 66%, respectivamente.

Segundo importadores, ainda há uma defasagem entre os valores cobrados pela estatal e os preços negociados nos principais centros de comercialização do mundo. A Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) calcula uma diferença, na média dos portos nacionais, de 11% para a gasolina e de 13% para o óleo diesel.

 Petrobras questiona governo sobre possibilidade de privatização
 Petrobras afirma que demanda está acima da capacidade de produção
Com esse cenário, de preços internos inferiores aos negociados em outros países, não há perspectiva de importadores competirem com a Petrobras no mercado interno de combustíveis. As importações somente vão acontecer em dezembro caso a petrolífera informe, novamente, não ter capacidade de atender toda a demanda.

Neste mês de outubro, a Petrobras chegou a informar às distribuidoras que não importaria combustíveis para complementar o consumo projetado para novembro. As importadoras viram na comunicação da estatal uma oportunidade de substituir parte do seu suprimento. Mas, segundo o presidente da Abicom, Sérgio Araújo, no fim das contas, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou que não há risco de desabastecimento e que a oferta da Petrobras será suficiente para cobrir os pedidos das distribuidoras.

Independentemente do fornecedor da gasolina e do diesel, eles continuarão sendo comercializados a valores equivalentes aos do mercado internacional e corrigidos em dólar. Essas são as variáveis utilizadas pela Petrobras e pelos importadores para definir os preços às distribuidoras, que, por sua vez, repassam as altas aos donos de postos de gasolina.

A fotografia do mercado atual é de cotações elevadas. Vendido a mais de US$ 80, o barril do petróleo do tipo Brent, negociado em Londres, ficou 60% mais caro neste ano e mais que dobrou nos últimos 12 meses.

"Os principais determinantes dos preços no Brasil — preço internacional do petróleo e dólar — continuam pressionando para altas. A defasagem já está significativa. Para os próximos meses, o preço internacional tende a ficar elevado pois os estoques estão baixos e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) está com condições de controlar a oferta. Pelo lado do câmbio, a situação atual não indica alívio", avalia o professor do Instituto de Economia da UFF (Universidade Federal Fluminense) Luciano Losekann, especialista na área de petróleo e gás natural.

Demanda mundial pressiona

A avaliação da S&P Global Platts é que os estoques de derivados estão baixos nos principais centros de comercialização, justamente quando o inverno se aproxima no Hemisfério Norte e o consumo aumenta.

"O refino, principalmente na Europa e em partes da Ásia, está sentindo uma pressão adicional dos altos preços do gás natural. Refinadores incapazes de substituir o gás por insumos mais baratos podem precisar cortar produção à medida que as margens são comprimidas", afirma a consultoria. Além disso, a S&P Global Platts acredita que a recuperação das economias e da mobilidade continuará sustentando a demanda.

"Como o Brasil é um importador líquido de diesel e os preços locais são baseados em preços de paridade de importação, preços internacionais mais fortes se traduzem em preços de importação mais altos, que pressionam os preços de varejo local", acrescenta a consultoria.