O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promoveu no sábado (23), ações do programa “Seas Cidadã”, além de entregas de kits pelo programa “Mamãe Cheguei”. As ações foram realizadas na Escola 13 de Maio, localizada no distrito de Extrema, em Porto Velho, atendendo também moradores de distritos da região da Ponta do Abunã.

No distrito de Extrema, foram entregues 20 kits com enxovais para as mães contempladas pelo programa “Mamãe Cheguei”. Os kits beneficiaram gestantes da localidade, além de atender futuras mães indígenas da etnia Kaxarari.

Os mais de seis mil habitantes do distrito, localizado na região da Ponta do Abunã, receberam novamente as atividades itinerantes da Seas, e desde as 7h aguardavam na porta da escola pelo atendimento desejado.

O governador Marcos Rocha parabenizou a ação da Seas em Extrema, que envolveu servidores e voluntários na realização do “Seas Cidadã” e na entrega de kits do “Mamãe Cheguei”. “É de extrema importância essa ação para a população local, pois ajuda no desenvolvimento dessa região, que também abrange o município de Porto Velho. Em breve, outras ações serão desenvolvidas na Ponta do Abunã”.


A secretária-adjunta da Seas, Liana Silva de Almeida Lima, ressaltou que “são pessoas que buscam a garantia de seus direitos e estamos aqui dando continuidade a esse trabalho. Além disso, toda a população pode também aderir as demais ações que o Governo está realizando pelo Estado, como o “Prato Fácil”, “Criança Feliz +”, entre demais programas”.


Ainda, a secretária-adjunta da Seas destacou que pela primeira vez, o Governo do Estado está destinando recursos diretamente para as assistências sociais dos municípios, algo que nunca houve antes.


MAMÃE CHEGUEI



Foram entregues 20 kits para as mães, contempladas pelo programa “Mamãe Cheguei”


O programa “Mamãe Cheguei” é executado pelo Governo de Rondônia para atender futuras mães em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. O objetivo é acompanhar as mães durante o período de gestação, com assistência social e saúde, incentivando ao pré-natal e reduzindo a mortalidade infantil. As mães que desejam ser contempladas pelo programa, devem estar inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).


Desde 2020, o Governo de Rondônia investe mais de R$ 2,3 milhões neste programa, com recursos oriundos do Fundo de Assistência Social (Feas), coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Em todo o Estado, foram entregues mais de 1.700 kits desde 2020. Já neste ano, foram entregues mais de 1.000 kits.


Uma das contempladas pelo kit do programa “Mamãe Cheguei”, Rosana Costa Souza Kaxarari, se sentiu contente ao receber os itens e agradeceu ao Governo de Rondônia pela ação. “Fico muito contente em receber este kit, pois veio em uma boa hora e que o Estado possa atender a demais mães por meio desse programa”.


Outra contemplada com um kit do “Mamãe Cheguei”, Olávia Ferreira Reis, se sentiu muito feliz e disse que foi “um prazer muito grande, pois chegou em um momento que mais precisava e que cada item será essencial para o bebê, que está a caminho”.


“SEAS CIDADÔ



Os atendimentos foram realizados nas dependências da Escola 13 de Maio


Os moradores do distrito também contaram com as ações do “Seas Cidadã”, onde foram disponibilizados serviços no âmbito da saúde e social. O objetivo da ação é garantir melhor assistência à população, em especial as localidades de difícil acesso.


A ação abrangeu também moradores de Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Vista Alegre do Abunã, na qual foram atendidas até 1.000 pessoas destas localidades, com o projeto sendo finalizado no domingo (24).


Pelo “Seas Cidadã”, foram ofertados atendimentos como: emissão de Registro Geral (RG); emissão de Passe Livre; Cadastro Único (CadÚnico); ID Jovem; Passe Livre Federal; confecção de carteira de trabalho; informações referentes ao seguro-desemprego e demais orientações.


Também houve confecção de currículos; atendimentos na área da saúde, com testes rápidos e aferição de pressão arterial, campanhas de divulgação de prevenção de doenças e atividades com estudantes, com oficinas em diversas áreas.


PARCEIROS


A ação houve parceria da Casa Militar, por meio da Operação Aciso, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).