Lima, 23 Out 2021 (AFP) - O Peru, país com maior taxa de mortalidade por Covid-19, superou nesta sexta-feira 200 mil óbitos na pandemia, anunciou o Ministério da Saúde do país.

O governo registrou 25 mortes e 1.043 casos da doença nas últimas 24 horas. Desde o começo da pandemia, o país andino, de 33 milhões de habitantes, soma 2,2 milhões de infectados e 200.003 mortos, segundo o balanço oficial.

O número de 200.000 mortos foi alcançado em um contexto de queda gradativa de novos casos e óbitos, o que é atribuído principalmente à vacinação em curso.


"Mantemos um nível de controle importante, não tem aumentado de forma substancial a mortalidade por covid-19 em todo o território nacional", assegurou há alguns dias o ministro da Saúde, Hernando Cevallos.


"É provável que a primeira e a segunda onda [da pandemia, em agosto de 2020 e em abril passado, respectivamente] tenham gerado imunidade em um setor da população, assim como a vacinação", acrescentou.


A queda dos contágios permitiu o relaxamento das medidas sanitárias para acelerar a reativação da economia. O toque de recolher noturno foi reduzido em duas horas e os restaurantes agora funcionam com 100% de sua capacidade.


O governo peruano insta, no entanto, a não se descuidar da possibilidade de uma terceira onda pela propagação da variante delta, que agora é predominante no país.