Porto Velho é a 16ª capital brasileira a fazer parte da rede legislativa FM da Rádio Senado. Operando em caráter experimental, 24h por dia, a emissora apresenta uma grade diversificada, que inclui transmissões ao vivo e cobertura jornalística dos trabalhos do Senado Federal, programas culturais, serviços de utilidade pública e uma programação musical que destaca tanto os artistas já consagrados quanto os novos talentos da MPB.

Assim como nas demais capitais brasileiras, a instalação da Rádio Senado em Porto Velho acontece por meio de parceria com instituição pública local, no caso a Assembleia Legislativa do Estado. Pelo acordo de cooperação técnica assinado, o Senado Federal forneceu o transmissor e demais equipamentos, e a ALE/RO fica responsável pelo custeio e manutenção da estação radiodifusora, passando a dispor de um espaço de até 4h diárias para transmissão de conteúdos institucionais próprios dentro da frequência da Rádio.

A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Érica Ceolin, comemorou o início das transmissões: “Levar a Rádio Senado para Porto Velho é uma grande conquista. É a única capital brasileira situada em uma fronteira; é o terceiro município mais populoso da Região Norte, atrás de Manaus e de Belém, onde já existe Rádio Senado. Sem falar que a cidade faz parte da Amazônia, um bioma estratégico para o Brasil. Então inaugurar o canal 103,7 é levar cidadania para mais de meio milhão de porto-velhenses”, afirmou.

Com a ativação do sinal nesta semana, ainda em caráter experimental, Porto Velho se junta a outras 15 capitais que integram a rede legislativa FM da emissora. As outras são Brasília (DF), Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Teresina (PI).