Participaram do encontro 68 profissionais entre gestores e técnicos da área

Profissionais que atuam em Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visas), dos 52 municípios de Rondônia participaram, na terça-feira (9), do Encontro de Gestores de Vigilâncias Sanitárias, realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Porto Velho. O evento foi realizado para esclarecer dúvidas comuns em relação a atuação das Vigilâncias nos Municípios e de integração das equipes.

A gerente técnica de Vigilância Sanitária da Agevisa, Vanessa Ezaki,  explica o objetivo do encontro: “É literalmente um encontro de gestão. Nós premiamos o final do ano com esse encontro de planejamento, de gestão de processo de trabalho, avaliando os impactos das nossas ações, da aplicação dos recursos federal, municipal e estadual nas ações de vigilância sanitária”, detalha.

Equipes planejando a atuação para o próximo exercício

Os gestores constaram a elaboração de relatório de gestão, planejamento anual das ações, como utilizar os recursos federais e da própria arrecadação municipal da melhor forma possível para desenvolver as ações de Vigilância Sanitária no Estado.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima parabenizou a iniciativa e o envolvimento da equipe que participou do evento. “Esse grupo é formado por pessoas que estão sempre prontas a prestar um serviço tão especial, que é a Vigilância Sanitária e temos à frente desse pelotão, a Vanessa Ezaki, que é uma entusiasta. Estou encantado com nossos resultados: temos talentos fantásticos, realizamos ciência de primeiro mundo e somos referência nacional em várias ações”, discorreu o diretor.

O diretor da Visa Municipal de Ji-Paraná, Antelmo de Souza Ferreira, que atua com uma equipe de 21 profissionais, afirma que as capacitações são efetivas e em respeito à legislação. “Nós trabalhamos as três esferas: federal, estadual e municipal e nesse encontro trabalhamos a Vigilância Sanitária, como reforço aos encontros semanais que são realizados pela Agevisa, de maneira virtual. Essa interação é muito importante para as Visa´s, pois mantém nosso elo e facilita nosso trabalho. É uma troca de experiências e a ajuda mútua tem um efeito muito positivo. Com esse trabalho as equipes podem fazer o planejamento de como atuar no ano de 2022”, destacou.

O curso está sendo realizado com a participação de todos os gestores municipais de Rondônia e se estende com os maiores municípios com uma capacitação na área de farmácia de manipulação. Participaram do encontro 68 profissionais entre gestores e técnicos da área.

INSPEÇÃO SANITÁRIA

Dando sequência ao treinamento, nos dias 10 e 11 de novembro está sendo realizada a Capacitação em Inspeção Sanitária em Farmácia de Manipulação para profissionais que atuam em Vigilâncias Sanitárias municipais abrangidas com mais de 50 mil habitantes. Neste evento, 24 profissionais participam da capacitação, em Porto Velho.