Servidores do Detran Rondônia em Ariquemes durante aula prática no trânsito da cidade

O Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas para e exercício de 2022 realizado em Ariquemes foi concluído nesta quarta-feira (10), com atividades direcionadas para atender a todos os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) que atuam na Educação de Trânsito na região. O encontro já ocorreu em três municípios, considerados estratégicos em Rondônia: Cacoal, Ouro Preto do Oeste e agora em Ariquemes.

Realizado pelo Governo de Rondônia, o Encontro Pedagógico reforça a importância de pontuar as práticas e as estratégias de Educação de Trânsito para o próximo exercício. O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, que participou da abertura dos eventos em  Cacoal e Ouro Preto do Oeste, lamentou não estar presente no encontro de Ariquemes, devido a compromissos previamente agendados em Porto Velho.

Ele ressaltou a relevância do evento para os servidores, onde compartilharam conhecimentos e ideias para trabalharem com inovação nas ações educativas.

Evento tem a finalidade de planejar ações educativas para 2022

“Sabemos que a Educação de Trânsito é uma vertente importante dentro do Detran para quebrar os paradigmas e é um dos pilares da nossa atuação”, afirmou Paulo Higo.

O diretor-geral do Detran, agradeceu ao governador Marcos Rocha pelo apoio que tem dado às ações da Autarquia, principalmente as educativas, pois entende e acredita que a educação é uma ferramenta transformadora para à sociedade. “Quando se fala em Educação e Trânsito é importante destacar que é um trabalho para proteger e salvar vidas”.

PRÁTICA EDUCATIVA

A diretora técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, explicou que o encontro foi um ganho na construção de uma prática educativa que permite alcançar os objetivos propostos para a Educação de Trânsito visando executar as ações que serão realizadas nas localidades e assim construir um padrão nas atividades educativas, buscando não só fortalecer o trabalho já feito pelas unidades, como também ampliar a capacidade de execução por parte das equipes que desenvolvem Educação de Trânsito em Rondônia.

Roberta Stochi também defendeu o valor e a realização de encontros periódicos com toda a equipe da Educação de Trânsito, para alinhar as ações no Estado de Rondônia, seguindo um padrão de qualidade, visando alcançar da melhor forma possível às metas estabelecidas.

O primeiro Encontro de Planejamento Pedagógico foi realizado na cidade de Cacoal no período de 13 a 16 de outubro, onde participaram 25 servidores de municípios daquela região. O segundo ocorreu em Ouro Preto do Oeste de 25 a 27 de outubro onde foram atendidos mais 19 servidores e finalizando com o Encontro de Planejamento de Ariquemes que teve início na segunda-feira (8) com encerramento nesta quarta-feira (10). Ao todo foram capacitados 59 servidores que trabalham com Educação de Trânsito em Rondônia.

Durante encontro servidores foram treinados a educar por meio da arte

Cada servidor que participou do evento foi devidamente certificado pela Coordenadoria de Qualidade (Cquali) que acompanhou a realização de todos os encontros.

A coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva falou sobre a importância da qualificação do servidor e disse que o Detran Rondônia já qualificou esse ano de 2021 mais de 1500 servidores.

DIREITO DE TODOS

A Educação para o trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no capítulo VI no qual diz que, “A Educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Os servidores que trabalham com educação para o trânsito, cuja finalidade é dar subsídios metodológicos aos profissionais com objetivo de disseminar conhecimentos na realização das atividades, no qual resulte em mudança de comportamento e, consequentemente, num trânsito mais humano e seguro, onde os servidores responsáveis pela educação de trânsito, vão compartilhar também os anseios e experiências, se tornando multiplicadores para contribuir e diminuir as causas de acidentes de trânsito no Estado.