Proclamação da República faz parte do patriotismo e traz a importância de honra e respeita à nação

O dia 15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois se comemora a Proclamação da República. O Governo de Rondônia destaca o grande significado desta data para o povo brasileiro, sendo um marco para a história do Brasil. A História nos revela que o Exército Brasileiro e a exigência de modernização do País se somaram como fatores essenciais nessa vitoriosa conquista.

A data está presente a cada ano nas escolas, academias, nos poderes pátrios. E como tal, é lembrado no que diz respeito à participação do povo nas decisões de governo.

A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de militares.

A Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 é rica em acontecimentos, podendo ser citados dois: em 1870 foi lançado o Manifesto Republicano, documento que criticava a centralização do poder na Monarquia e exigia um modelo federalista no Brasil, dando autonomia às províncias.

O dia 15 de novembro de 1889, portanto, abriu caminhos para que o País desse um grande salto na história no sentido de uma sociedade democrática e solidária, bem como à consecução dos ideais republicanos que hoje estão estampados na Bandeira Nacional: Ordem e Progresso.

Portanto, cultuar a Proclamação da República faz parte do patriotismo de cada um de nós da nação brasileira.

Viva o Brasil, viva a Democracia!