Aparelhos serão entregues a cinco cidades: Ji-Paraná, Jaru, Mirante da Serra, Urupá e São Francisco do Guaporé

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou na tarde de sexta-feira, (5), no auditório de uma igreja evangélica, em Ji-Paraná, a entrega de 201 equipamentos de locomoção e cadeiras de rodas para cinco municípios localizados na região Central do Estado: Ji-Paraná, Jaru, Mirante da Serra, Urupá e São Francisco do Guaporé.

Foram três caminhões carregados com aparelhos adquiridos com recursos do Fundo de Ações Estratégica e Compensação da Sesau. Entre os equipamentos estão: 76 cadeiras de rodas padrão, uma cadeira de rodas motorizada, cinco cadeiras de rodas especiais adultas, uma cadeira de roda infantil tamanho pequena, uma cadeira de rodas infantis tamanho média, uma cadeira de rodas infantil tamanho grande, uma cadeira de rodas para obeso, uma cadeira de rodas para banho com encosto reclinável, 83 cadeiras de banho, uma muleta axilar tamanho médio, uma cadeira axilar tamanho grande, 12 andadores com rodas para adultos, nove andadores sem rodas para adultos, quatro bengalas canadenses tamanhos médios, três bengalas de quatro pontos e uma almofada com célula de ar.

O governador Marcos Rocha, em viagem a Escócia, na qual participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (Cop26), foi representado pelo secretário da Saúde, Fernando Máximo, que destacou os quase nove mil equipamentos entregues em Rondônia para pessoas com deficiência.

Geise Kelly emocionada ao receber a nova cadeira de rodas

“A gente fica muito feliz em entregar esses equipamentos de locomoção, entre cadeiras de rodas motorizadas, de banho e cadeiras de rodas comuns, onde 201 pessoas foram contempladas. Quando a gente entrega equipamentos de locomoção, garantimos mais dignidade e saúde às pessoas; são pequenos detalhes que fazem muito a diferença na vida de quem precisa, como ir até um supermercado, à escola e à igreja. Pessoas que teriam inúmeras dificuldades, mas que agora com esses aparelhos passam a ter essa possibilidade”, destacou Fernando Máximo.

“Estou muito feliz com essa ação realizada a pedido do governador Marcos Rocha, que nos incumbiu dessa missão. Ele também se emociona muito nesses eventos, e não tem como não se emocionar, houve aqui algumas apresentações maravilhosas, seja a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como a dança da Marcielly e o Vitor ou a homenagem a mim, com a violista Rebeca e Nilson Junior. É muito gratificante, e nesse retorno; eu que estive aqui na semana passada entregando um mamógrafo e retornarei nos dias 27 e 28 para realização de mil consultas e cirurgias com médicos especialistas”, ressaltou Fernando.

“Queremos mais uma vez agradecer o governador Marcos Rocha pelos investimentos no município de Ji-Paraná. Um Governo que não mede esforços, que já demonstrou grandes parcerias nesta gestão, e se Deus quiser teremos muitas outras para transformar a cidade. Agradeço também ao secretário da Saúde pela sensibilidade e competência, na qual vem comandando essa pasta”, completou o prefeito de Ji-Paraná, Isau Raimundo da Fonseca.

Aparelhos foram adquiridos com recursos do Fundo de Ações Estratégica e Compensação da Sesau

Edvaldo Kester comemorou a cadeira de rodas motorizada que recebeu. Vitima de acidente de trânsito, há 12 anos depende de cadeira de rodas para se locomover. “Estou muito feliz em receber esse aparelho, jamais imaginava receber um equipamento como esse que custa tão caro. Eu não tinha condições financeiras para adquirir,  mas graças ao Governo de Rondônia, hoje estou realizando meu sonho. Com essa cadeira, a vida fica muito mais fácil”.

Para o gerente regional de Saúde, Alexandre Mattes Tavares, Rondônia nunca entregou tantos aparelhos de locomoção, como  está sendo nessa gestão. “A diferença desse Governo, é que é um Governo atento as demandas populares, sabe e reconhece a importância de um atendimento digno e humanizado a quem mais precisa. Muitas famílias que recebem esses aparelhos não tem condições financeiras para comprá-los, mas graças ao Executivo Estadual esse sonhos está sendo uma realidade para 201 famílias”, enalteceu.

Para o secretário regional executivo da Casa Civil, Everton Esteves, os avanços são notórios em todos os setores. “Ver essas famílias recebendo esses aparelhos com um lindo sorriso, cuja a felicidade transcende esse ambiente, isso nos fortalece e nos inspira ainda mais. Estamos felizes só de presenciar a felicidade dessas famílias. Agora vamos multiplicar esse quantitativo por quase nove mil no Estado e teremos um percentual gigantesco de famílias com essa mesma felicidade. Essa sensibilidade do governador Marcos Rocha, do  secretário Fernando Máximo e de tantos outros secretários fazem a diferença nessa gestão”, finalizou