Potencialidade de Rondônia na piscicultura foi apresentada ao consul da Espanha

Rondônia, considerado um gigante das oportunidades no Norte do País, recebeu na manhã desta segunda-feira (8), a comitiva espanhola, liderada pelo cônsul geral do Reino da Espanha no Brasil, Jesús Lucas Díaz Carazo, interessado em conhecer as propostas de cooperação em diversos eixos onde o Estado destaca-se. A abertura da agenda do consulado foi realizada em Porto Velho com a presença de autoridades, representantes de instituições de ensino e das populações tradicionais.

Representando o chefe do Executivo Estadual Marcos Rocha, o vice-governador, José Jodan, apresentou o ‘‘menu’’ de potencialidades que do Estado como a saborosa carne bovina, tendo Rondônia o feito de ser o único da região Norte com o selo de área livre de febre aftosa sem vacinação, um reconhecimento da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) para a unidade federativa com sexto maior rebanho do país; a piscicultura com destaque para o tambaqui; a produção de cafés especiais e os produtos lácteos, sendo que uma amostra de queijo de Rondônia ganhou medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2021.

Cônsul geral do Reino da Espanha no Brasil, Jesús Lucas Díaz Carazo com vice-governador de Rondônia

A combinação sustentabilidade e qualidade tem elevado o nome de Rondônia no Brasil e no mundo. ‘‘Temos muito orgulho das decisões tomadas pelo governador Marcos Rocha. O Estado está aberto a ser um canal de negócios e transmito o abraço do governador a toda a Espanha’’, disse Jodan, ao representar o governador no evento, pois o mesmo cumpre agenda na Escócia, onde acontece à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).
Depois de ouvir as propostas de cooperação na área da produção agropecuária que têm recebido intenso investimento do Governo de Rondônia, propostas de parceria no eixo educacional e também a possibilidade de ações a serem desenvolvidas junto às populações tradicionais, o cônsul pontuou a expectativa de tornar a relação Espanha/Rondônia ainda mais forte.
‘‘O carinho com a Espanha me impressionou, foi mais do que esperava. É maravilhoso poder conhecer esse Estado e suas potencialidades. Recebi o encargo de detectar como podemos crescer mais na relação com Rondônia. E irei transmitir todas as propostas’’, disse o cônsul.

O vice-cônsul da Espanha no Brasil, com escritório em Jaru, Fernando Bravo Sanches, destacou que este é um dia festivo diante do significado que tem para o estreitamento da relação da Espanha com Rondônia.

Rondônia é apresentado como portal do desenvolvimento e estratégico para acordos de cooperação

A característica peculiar de Rondônia de ser um Estado que atrai, historicamente, o Brasil e o Mundo, também foi ressaltada no evento. Desta forma, não é difícil encontrar descendentes de espanhóis em território rondoniense. É o caso do secretário  de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, bisneto de espanhóis.
Durante o evento, o secretário da Sesdec, pontuou ser Rondônia um dos estados mais seguros do Norte do país e ter uma segurança pública conceituada no Brasil. Ele também propôs intercâmbio em doutrina policial com a Espanha. 
Outro que também tem descendência espanhola é o presidente da Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), Francisco Hidalgo Farina (Paco), o qual o pai e avô são espanhóis. Ele pontuou ainda a singularidade do tambaqui, um peixe nativo da amazônia e com sabor sem igual. Disse que o Governo de Rondônia tem feito um trabalho ”singular” pela cadeia produtiva de peixe, buscando incrementá-la.
Também esteve presente no evento o coordenador-técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Avenilson Trindade.  A agenda da comitiva espanhola em Rondônia ainda inclui conhecer, hoje, os atrativos turísticos do Estado, e amanhã, eles já seguem para Manaus.