Grupo de amigos realiza churrasco comunitário no bairro Renascer
Professor Gustavo comandou o churrasco solidário na Zona Leste de Porto Velho

No último domingo (21), um grupo de amigos que fazem parte do projeto intitulado como Cozinha com Amor realizou um churrasco solidário para famílias em vulnerabilidade do bairro Renascer, na Zona Leste de Porto Velho. O professor Gustavo Gurgel expôs em suas redes sociais a vontade que vinha crescendo de ajudar famílias socialmente vulneráveis da zona leste de Porto Velho, mais especificamente do bairro Renascer, onde Dona Alcineia (Neia) e seu esposo Oscar (Nêgo) já ajudavam a comunidade.

Após algumas doações de cestas básicas, de forma anônima, discreta, e sem nenhum, ou quase nenhum envolvimento com quem as recebia, houve então a festa do dia das crianças, quando o professor relatou que teve seu primeiro contato com a comunidade ao conversar com Dona Alcinei. Gustavo percebeu que a comunidade é carente de tudo, mas o maior problema vivido por eles hoje é a fome e que muitas vezes nem gás para cozinhar tem. Foi aí que surgiu então a ‘Cozinha com Amor’, onde os amigos resolveram realizar um almoço de domingo de 15 em 15 dias, com intenção de levar um pouco de carinho, amor e afeto, ingredientes indispensáveis em um bom almoço de domingo em família, uma forma de não só alimentar o corpo, mas, também, levar para essas pessoas o sentimento de pertencimento, visibilidade, atenção, autoestima, que elas se sentissem valorizadas, percebidas e que pudessem se sentir cuidadas.

Foi realizado um pequeno questionário a comunidade com duas perguntas, qual a comida que você mais gosta e o que gostaria de comer, respostas como sanduíches, pizzas, churrasco, vatapá, lasanha foram dadas por moradores. No primeiro almoço, já com doações de muitos amigos colaboradores, o grupo fez “vaca atolada” (costela bovina com macaxeira), no segundo almoço foi “boi ralado” (carne moída, com batata, cenoura e ervilhas), e o terceiro domingo a equipe realizou um churrasco, que abrangeu cerca de 80 famílias, onde foram distribuídas cerca de 200 refeições. O grupo pretende expandir o projeto para atender mais localidades da capital, e precisa de contribuições, se você nosso leitor se interessar em contribuir ou participar entre em contato pelo telefone : (69) 98115-8089 – Gustavo Gurgel.