Organização apontou que situação atual do continente é muito preocupante e que estimativa de óbitos pode ocorrer até fevereiro


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira (4) que a taxa atual de transmissão do coronavírus na Europa é "muito preocupante" e que pode causar meio milhão de mortes adicionais até fevereiro no continente.

"Estamos, novamente, no epicentro", lamentou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva online.

“A taxa de transmissão atual nos 53 países que compõem a região europeia é muito preocupante (...) Se mantivermos essa trajetória poderemos ter mais meio milhão de mortes por Covid-19 na região entre agora e fevereiro”, afirmou. 

Para a OMS, o aumento de casos é explicado pela combinação da vacinação insuficiente com o relaxamento das medidas de restrição. 

De acordo com dados da OMS Europa, as hospitalizações ligadas ao coronavírus "dobraram em uma semana".

O número de novos casos por dia tem aumentado durante quase seis semanas consecutivas na Europa e o número de mortes diárias aumentou durante sete semanas. De acordo com dados oficiais compilados pela AFP, ocorre uma média de 250 mil novos casos e 3,6 mil mortes por dia. O aumento é impulsionado pelos números da Rússia, Ucrânia e Romênia, principalmente.

A organização pediu que máscaras continuem a ser usadas. "Dados confiáveis ​​mostram que se continuarmos usando a máscara em uma taxa de 95% na Europa e na Ásia Central, poderemos salvar até 188 mil vidas do meio milhão que corremos o risco de perder até fevereiro de 2022", de acordo com Kluge.