No Fórum, são aguardadas mais de dez palestras onde serão abordados temas como potencialidades e desenvolvimento dos municípios

Um dia inteiro voltado para fortalecer e alinhar as ações do Governo de Rondônia em parceria com os 52 municípios, é programado para o Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores, que acontece nesta quarta-feira (17), na Talismã 21, em Porto Velho. No encontro, que reunirá convidados de outras regiões e secretários estaduais, serão ministradas palestras que vão abordar temas como potencialidades e desenvolvimento dos municípios, e a importância da eficiência de uma gestão pública.

Sendo uma das palestrantes já aguardada para o fórum, a titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio Mendes, destaca a missão do atual Governo Estadual em consolidar as capacidades produtivas e o desenvolvimento sustentável de Rondônia, com entrega de resultados aos cidadãos rondonienses. “O tema que apresentaremos será o ‘Planejamento Governamental’ alinhado às esferas de governança, reconhecendo a importância de seu aprimoramento em consonância com os municípios para a prestação de serviços governamentais, como projetos e ações que contribuam para o crescimento social e econômico das cidades”.

Beatriz Basílio é graduada em Ciências Contábeis e Direito e atua na administração pública

Beatriz também enfatiza a necessidade de expor o tema em um espaço amplo, como será no evento, tratando da eficiência na implementação de políticas públicas exercidas pelos municípios, com vistas a um atendimento eficiente e eficaz com segurança e proteção na utilização dos recursos públicos, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Como órgão central do sistema operacional de planejamento governamental e políticas públicas, a Sepog visa facilitar, coordenar e supervisionar as ações do Governo de forma participativa e integrada nas mais diversas áreas finalísticas, tais como: saúde, educação, segurança, assistência social, infraestrutura e demais setores. “Formulamos e organizamos os planos, programas e projetos destes setores junto às Secretarias responsáveis, alcançando de forma direta e indiretamente todos os municípios, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, visando os objetivos territoriais, econômicos e desenvolvimento social”, complementa a secretária.

Betriz Basílio é graduada em Ciências Contábeis e em Direito. Atua na administração pública estadual há quase dez anos, tendo também experiência profissional na gestão pública municipal de Rondônia.