Plano de manejo da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos é apresentado durante reunião do Conselho Consultivo

Plano de manejo da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos é apresentado durante reunião do Conselho Consultivo

Estação Ecológica Estadual Serra dos três Irmãos está localizada próximo ao assentamento Joana D’Arc em Porto Velho

Para fortalecer as ações nas Unidades de Conservação e a participação ativa da comunidade no processo de acompanhamento das atividades e fiscalizações ambientais, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promoveu esta semana em Porto Velho, a reunião do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Estadual Serra dos Três Irmãos, que fica na Capital.

O evento teve como pauta a apresentação dos estudos que resultaram no plano de manejo da estação ecológica. Durante a reunião o relatório das ações de 2021 foi apresentado, como: o programa de monitoramento da biodiversidade; a implementação do projeto “Escola Mão Amiga”, desenvolvido na Escola Municipal e Ensino Integral e Fundamental José de Freitas, no assentamento Joana D’Arc, em Porto Velho. Além das missões de fiscalização para coibir a pesca, caça e a retirada ilegal de madeira em torno da Unidade de Conservação (UC).

A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam (CUC) tem auxiliado as comunidades na gestão interativa por meio de reuniões e fóruns de debates, para aumentar o diálogo entre os órgãos gestores, comunidade local, e outras entidades da região.

Na reunião, Sedam apresentou relatório das atividades realizadas em 2021

Para o agricultor Juarez da Silva, que mora no do assentamento Joana D’Arc, a reunião do conselho dá oportunidade para que os moradores do entorno da Esec possam trabalhar com a floresta e preservá-la ao mesmo tempo. “Em parceria com a Sedam cuidamos da reserva. A Estação ecológica, que fica em torno do assentamento, está preservada e nunca foi desmatada, pois nós cuidamos da reserva. Trabalhamos com agricultura e respeitamos o meio ambiente”.

A Esec é uma unidade de conservação de proteção integral, onde a pesquisa e a educação ambiental são permitidas na região, em ações de sensibilização e mobilização social.

Segundo a gestora da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, Mayna Maria Silva, a Esec já é considerada uma das mais importantes unidades de conservação de biodiversidade de todo o Norte brasileiro, devido as ações e projetos implementados pelo Governo de Rondônia no local.

PLANO DE MANEJO

Na segunda parte da reunião, foi apresentado o plano de manejo sustentável, implementado pela Sedam, em parceria com uma empresa especializada em gestão ambiental que participou da reunião por vídeoconferencia.

Previsto na Lei 9.985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), o plano de manejo é um documento fundamental para a gestão das UCs, para que as comunidades possam gerir os recursos da natureza da forma menos destrutiva, causando o mínimo impacto ambiental.

O plano de manejo é a identidade de uma unidade, que vai regulamentar a forma de uso, pois cada unidade de conservação é criada com uma finalidade, de uma forma que não atente o objetivo principal de criação ds UCS.

O diretor da empresa e responsável pela condução do projeto, Valmir Detzel, apresentou as análises e as etapas para implementação do plano. Segundo ele, o plano de manejo é um documento que tem um fundamento teórico e se destina a orientar os órgãos gestores quanto à aplicação de normas e ações ambientais.

Juarez da Silva agradeceu a oportunidade de fazer parte do conselho e das atividades ambientais realizadas pela Sedam

Para o coordenador da CUC, Fábio França, com o plano de manejo, a unidade de conservação avança no processo de gestão apresentando alternativas que permitem a produção de serviços, e ao mesmo tempo garante a proteção da floresta e seus recursos naturais.

“O plano de manejo é um documento técnico que disciplina a forma de utilização da unidade de conservação, regulamentando sua forma de uso, pois toda UC é criada com um objetivo específico de proteção, de forma que seus recursos ambientais precisam ser utilizados em harmonia com o objetivo principal de criação destas unidades. A implantação do plano de manejo, é uma meta muito importante e necessária para a consolidação da UC; metas que estão sendo cumpridas pelo Governo de Rondônia ” complementou o coordenador”.

Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade Federal de Rondônia (Unir), das Associação CaféDarc, Associação dos Assentados Rurais do Projeto Joana D’arc III (AsproDarc) e Associação Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais Cunia (Acppt Cunia), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de instituições de ensino superior dos administradores dos distritos de Jacy Paraná e Nova Mutum.

Postar um comentário

0 Comentários