Município que vai sediar os Jogos Intermunicipais de Rondônia 2022, será escolhido pela comissão organizadora

A Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) já iniciou os trabalhos para a realização dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2022, após o cancelamento do evento esportivo para este ano, por conta de trâmites burocráticos que impediram a realização do JIR deste ano de 2021, que iria acontecer em Vilhena.

O que ocasionou a suspensão do evento foi problema na licitação referente à acomodação dos atletas no município. De acordo com o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, o Governo de Rondônia estava focado no JIR 2021, mas, para garantir um evento de alto rendimento aos atletas rondonienses, optou-se por realizar os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) para o ano de 2022.

“Ginásios foram pintados e reformados, além do comércio local que já estava se preparando para receber mais de  dois mil atletas para a competição. Infelizmente a gestão pública tem dessas coisas e para garantir um JIR com toda a qualidade vamos fazer os jogos em 2022 com mais força e trabalho de nossa equipe”, garantiu Jobson Bandeira.

De acordo com o coordenador de esporte e lazer da Sejucel, Vanderlei Ferreira, a cidade que sediará o JIR 2022, será escolhida após a análise de uma comissão entre os municípios inscritos interessados em receberem os jogos.

“A comissão organizadora receberá a carta de intenção dos municípios interessados em sediar o JIR, onde será informada a estrutura e capacidade técnica das cidades, após isso uma equipe da Sejucel avaliará as cidades para a definição da localidade que receberá os jogos”, disse Vanderlei Ferreira.

HISTÓRIA

O 1º JIR foi realizado em outubro de 1983, onde participaram 13 dos 16 municípios existentes do Estado. Nesta primeira edição foram oferecidas apenas cinco modalidades esportivas: Basquetebol (M/F); Handebol (M/F); Voleibol (M/F); Futsal e Pedestrianismo (10.000 m). Atualmente o JIR está na sua 13ª edição e conta com 14 modalidades nas competições esportivas.