Fórum apresentou principais estratégias para evidenciar as particularidades do Estado

Debates para alinhar as ações do Governo de Rondônia junto aos municípios e colocá-las em prática, fez parte do Fórum de Prefeitos e Vereadores realizado na quarta-feira (17), em Porto Velho. Foram apresentados projetos municipalistas em andamento e debatido resoluções para a busca de recursos e gestão de projetos para atender a real necessidade de cada município.

O Poder Executivo caminha a passos acelerados no empenho para garantir o desenvolvimento do Estado. O fórum destacou as principais estratégias para evidenciar as particularidades de Rondônia. De aspectos sociais ao crescimento econômico, os 52 municípios promovem a celeridade dos projetos a serem aplicados.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Benedito Antônio Alves, palestrou no evento e destacou o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz).

Benedito salientou que os eixos do Profaz têm sido a chave para o sucesso do Programa. São eles:

  • gestão integrada fazendária e tecnologia da informação;
  • desenvolvimento econômico sustentável, empreendedorismo e desburocratização e
  • capacitação, aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos

“Os resultados obtidos pela execução do programa comprovam a singularidade das ações realizadas. Esse sucesso é graças a participação de todos, dos municípios e da presença do Estado”, pontuou o vice-presidente.

ADMINISTRAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

O trabalho de um prefeito não se limita somente ao que deve ser feito agora. Um planejamento para o futuro também faz parte de um desenvolvimento consistente. Esse foi o centro do discurso do prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar, que falou sobre “Os desafios da Administração nos Municípios que se preparam para o futuro’.

Prefeito de Colorado do Oeste abordou os desafios da gestão municipal

“É o presente que vai direcionar a consolidação das ações e políticas públicas no futuro. Lógico que esse futuro começa agora. Precisamos estar atentos à inovação na gestão municipal. Só assim visualizamos de fato como os recursos podem ser aplicados”, afirma.

O prefeito também destacou a sustentabilidade financeira, característica indispensável para a gestão municipal e um dos maiores desafios.

O acesso à tecnologia foi outro assunto que José Ribamar acredita ter um papel preponderante na gestão. “A tecnologia deve estar nas implementações administrativas para que as políticas públicas aconteçam com mais agilidade”, finalizou.

TRAFEGABILIDADE EM DESENVOLVIMENTO

Se para alcançar um novo Norte, são necessários novos caminhos, cuidar do tráfego também faz parte das medidas para um Estado melhor. Foram mais de R$ 60 milhões investidos em equipamentos para a realização dos trabalhos.

Elias Resende falou sobre as principais ações do DER em Rondônia

O diretor-geral do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transporte (DER), Elias Resende, foi o terceiro palestrante da tarde, com o tema “Gestão na Estrada – Garantindo a trafegabilidade com resultados duráveis e fazendo bom uso dos recursos públicos”.

“Estamos estadualizando mais de 1700 quilômetros de estrada para ajudar prefeitos, vereadores e a população em geral por meio do trabalho desenvolvido pelo DER. Isso e muito mais está sendo feito para o desenvolvimento da infraestrutura, que é um marco no atual governo. Não é apenas construir pontes, estradas, aeroportos ou afastar rodovias, mas sim aproximar pessoas, realidades e novas possibilidades”, pontuou.

O AGRO NÃO PARA

Outro setor com muito retorno em Rondônia, e explanado pelo gestor da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro César Padovani, foi o agronegócio, com programas de apoio a produtores, cooperativas, agroindústrias. Foram apresentados investimentos e o avanço do agronegócio em Rondônia nos últimos três anos.

Evandro César Padovani pontuou as principais ações no agro.

Dentre a execução das várias ações da Seagri, de 2019 em diante, dois programas foram instituídos para combater a pobreza e levar alimentos saudáveis para instituições de caridade socioassistenciais: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos. Já foram ultrapassados mais de R$ 60 milhões, mais de cinco mil produtores atendidos e mais de 800 instituições.

“Este fórum é de suma importância para apresentar nossas ações que estão sendo desenvolvidas no Estado. É a oportunidade de mostrar o real cenário do agro, as potencialidades, o desenvolvimento e os investimentos”, comentou.