Advogados criminalistas são apenas defensores da aplicação da melhor Justiça

São várias demais áreas, como vocação especial e conhecimentos científicos mais amplos, de medicina legal, tecnologias e de criminologia, assim como de oratória para aqueles que desejam fazer defesas orais nos Tribunais e Tribunais do Júri. A complexidade das questões criminais, o mistério da alma humanas divisões da Advocacia – Cível, trabalhista, tributária – todavia uma das mais importantes é, por certo, a CRIMINAL, porque exige dos profissionais que a exercem qualidades não exigidas pelas, com todos os seus problemas subjetivos, a repercussão social dos fatos (midiáticos) delituosos exigem ainda do advogado criminalista atitudes específicas, nem sempre compreendidas pela sociedade, que os julga, muitas vezes, estranhamente defensores de bandidos, quando na realidade, os advogados criminalistas são apenas defensores da aplicação da melhor JUSTIÇA. Se não fosse o trabalho destes nobres profissionais (aqui eu me incluo) da Advocacia, a injustiça social seria ainda mais violenta do que já é.

Não é verdadeira a afirmação maldosa de alguns “mal” informados de que a polícia tem o trabalho de PRENDER bandidos para os advogados os SOLTAREM “facilmente” com a impetração de habeas corpus. Os habeas corpus não têm poderes para pôr na rua bandidos LEGALMENTE PRESOS, isto é, com flagrante lavrado, com prisão preventiva decretada (devidamente fundamentada e requisitos processuais presentes), ou com sentença condenatória já transitada em julgado. O que o habeas corpus consegue é corrigir as INJUSTIÇAS, soltando aqueles que estão ARBITRARIAMENTE PRESOS, com desrespeito às leis vigentes, especialmente quando se trata de trabalhadores e/ou mesmo PESSOAS INOCENTES. O advogado criminalista, na verdade, não cogita da qualidade dos indivíduos ilegalmente presos, mas de defender o princípio da liberdade que não pode ser ferido pela força da prepotência. É um direito e um dever da polícia prender bandidos, desde que os não confunda com trabalhadores e/ou pessoas inocentes e que nas respectivas prisões, observe rigorosamente os preceitos da lei, como também é um direito e um dever do advogado criminalista DEFENDER a pessoa humana quando injustamente ferida no seu direito de locomoção.

De qualquer modo a advocacia criminal, embora não seja fácil e traga, por vezes, desilusões, produz em outras ocasiões grandes recompensas, especialmente quando o advogado criminalista consegue salvar um culpado arrependido, ajudando-o a reconquistar um bom nome na sociedade e, principalmente, quando consegue salvar UM HOMEM INOCENTE injustamente acusado de um delito que não cometeu.

O advogado criminalista, especialmente aquele que exerce a profissão com esforço e dignidade, deve orgulhar-se de sua MISSÃO SOCIAL e JURÍDICA porque contribui para a solução de atritos e conflitos, auxiliando a convivência pacífica e a paz da comunidade.

Já dizia João Gualberto de Oliveira: “Constituímos nós, os advogados, uma dessas classes eleitas a que DEUS confiou a mais enobrecedora e delicada das prerrogativas que ELE, em sua infinita e sagrada sabedoria, conferiu ao homem – A CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL.”

Sinto-me honrado, por tudo isso, ostentar em meu cartão de visitas, abaixo do meu nome, o título de ADVOGADO CRIMINALISTA, indicativa de uma profissão bastante honrosa e significativa.

PARABÉNS PARA TODOS OS ADVOGADOS CRIMINALISTAS!!!