Embarques estavam suspensos desde a confirmação dos casos atípicos de 'mal da vaca louca' no início de setembro

Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo

A administração aduaneira da China anunciou nesta quarta-feira (15) que permitirá que as importações de produtos de carne bovina do Brasil sejam retomadas.

O Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo, suspendeu os embarques para seu principal cliente, a China, após a confirmação de  casos atípicos de "mal da vaca louca" no início de setembro.

Pequim retomou as importações de produtos brasileiros de carne bovina desossada de animais com menos de 30 meses, de acordo com documento publicado no site da Administração Geral das Alfândegas.

A proibição de exportação de carne bovina brasileira causou preocupação generalizada na comunidade comercial, já que a China obtém cerca de 40% de todas as suas importações de carne bovina do Brasil.

Os governos dos dois países estavam em negociações para resolver o assunto, uma vez que o embargo reduziu praticamente pela metade os embarques do Brasil.

As importações de carne bovina da China aumentaram nos últimos anos, alimentadas pela crescente demanda por carne de uma classe média cada vez mais abastada.