Emissão de RGs e CPFs foram alguns dos serviços oferecidos na ação social

Visando fortalecer o alcance de serviços e atendimentos sociais à população, o Governo de Rondônia realizou na terça-feira (7), uma série de ações sociais voltadas à comunidade da zona Sul de Porto Velho. As ações ocorreram no Ecoparque Municipal Pirarucu no bairro Cidade do Lobo, paralelo ao lançamento dos projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade”. A iniciativa aconteceu como um reforço para as ações municipalistas.

A comunidade do Bairro Cidade do Lobo, prestigiou a solenidade de lançamento dos dois projetos estaduais, com muita expectativa, pois são anos de espera por investimentos em pavimentação asfáltica e revitalização de espaços públicos, que vai garantir uma melhor qualidade de vida às famílias da região.

Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo “Tudo Aqui” 

Além disso, para atrair e atender outras necessidades específicas da comunidade, foram promovidas vacinação e testagem rápida contra a covid-19, atendimentos para emissão de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho, entre outros atendimentos pela unidade móvel do “Tudo Aqui”.

A autônoma Leilegane Guedes foi uma das pessoas a ser atendida. “As vezes é muito difícil ir até o “Tudo Aqui”. Ter um atendimento no nosso bairro facilita muito. Saio daqui agradecida por conseguir esses documentos”, comentou.

A coordenadora do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, explicou que essas ações costumam atender uma média de 200 a 400 pessoas. “São documentações básicas que garantem a identidade de cada pessoa. Muitas vezes a comunidade não sabe nem como fazer. Ir até ela é uma forma de mostrar que o Governo do Estado está presente”, destacou.

As ações sociais não foram somente para os adultos. Crianças de 12 a 15 anos puderam entender como funcionam as leis de trânsito, em uma ação educativa realizada pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

Crianças foram ensinadas sobre as leis de trânsito

A chefe de divisão de campanhas educativas do Detran, Vanessa Bernardo, pontuou que, “a educação no trânsito é essencial para promover a diminuição dos índices de acidentes e conscientizar essas crianças desde cedo a fazer o que é certo, porque o trânsito não é só o carro ou a moto, mas o pedestre também”.

Além destas ações, houve a exposição de uma feira livre com produtos da Agricultura Familiar; apresentação da banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e atividades recreativas para às crianças, organizadas pela Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

“Estado e população andam juntos”, afirma o coordenador de Ações Municipalistas do Governo de Rondônia, Rodrigo Flávio da Silva.

Para ele, o evento promove a presença que a população sente falta. “Além de levar essas ações municipalistas para dentro dos municípios, o Governo de Rondônia leva para à população carente, serviços básicos, que a comunidade tem dificuldade de encontrar, seja pela distância, pela falta de transporte, entre outras. O importante é que, independente destas dificuldades, estaremos à frente para suprir e dar um olhar de esperança a todos”, acrescentou.