Detran Rondônia conclui formação de 50 agentes de trânsito

Detran Rondônia conclui formação de 50 agentes de trânsito


Agentes de trânsito do Detran Rondônia, concluem curso de formação

Com carga horária de 200 horas/aula o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia está concluindo a formação da 1º turma de agentes de trânsito. Nesta terça-feira (7), os 50 agentes de trânsito que estão concluindo a formação estarão atuando na prática em vários pontos da cidade de Porto Velho. O curso de formação teve duração de cinco semanas de forma remota e 16 horas de aulas práticas de forma presencial.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, destacou a importância da formação dos agentes de trânsito para a autarquia e para a sociedade, pois estarão atuando no trânsito, profissionais com formação específica para a função. “O agente de trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, afim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades, além de orientar pedestres nas vias urbanas”, afirmou o diretor de Fiscalização do Detran Rondônia.

O curso foi ministrado por professores especialistas em trânsito, que têm vasta experiência profissional, a exemplo do tenente coronel da Reforma Remunerada, Ordeli Savedra Gomes e do professor Josimar Campos Amaral, além de professores convidados para suas áreas específicas, mestre Greici Moratelli Sampaio, na disciplina de Língua Portuguesa e vários outros especialistas que contribuíram para a formação dos agentes de trânsito de Rondônia.

O conteúdo programático do curso de formação de agentes de trânsito seguiu os termos da Portaria 94 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de 2017, alterada pela Portaria 150/21/Senatran. Sendo o conteúdo distribuído da seguinte forma:

O agente de trânsito é o elo entre o Poder Público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito

Sendo 40 horas/aula destinadas ao Módulo I de Legislação de Trânsito; 20 horas/aula do Módulo II, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; 48 horas/aula do Módulo III de Legislação de Trânsito Aplicada; oito horas/aula do Modulo IV, Ética e Cidadania; 12 horas/aula ao Modulo V, Psicologia Aplicada; oito horas/aula do Modulo VI, Papel Educador do Agente; oito horas/aula ao Modulo VII, Língua Portuguesa; 16 horas/aula do Modulo VIII, Operação e Fiscalização de Trânsito; 40 horas/aula ao Modulo IX, Prática Operacional.

Com a formação concluída os agentes de trânsito estarão aptos e exercerem suas atividades de forma regular para atuarem de forma repressiva, emitirem notificações, sendo o elo entre o Poder público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito. O agente de trânsito é um profissional com amplo conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O agente de trânsito tem a função de fiscalizar e promover a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária, ou que venha obstruir ou interromper a livre circulação ou comprometer a segurança do trânsito. Além de providenciar a sinalização de emergência ou qualquer outra medida de reorientação do trânsito em casos de acidentes, alagamentos e modificações temporárias da circulação.

A Coordenadoria de Qualidade (Cquali) do Detran Rondônia, responsável pela qualificação de todos os servidores do Detran Rondônia, trabalhou muito para que o curso de formação de agentes de trânsito fosse uma realidade. Segundo a coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva, outros cursos de formação serão realizados, para formar todos os servidores que atuam na função dentro da autarquia.

Claudiene Dias, explicou que a formação dos agentes de trânsito seguiu a legislação de trânsito e o Sistema Nacional de Trânsito, as normas de circulação e conduta, infrações e penalidade, prazos, processo de penalidade, dentre outros, “nossos agentes de trânsito, estão muito bem qualificados para exercerem a função”, afirmou a Claudiene.

Postar um comentário

0 Comentários