Após lançamento do edital, as inscrições estarão abertas oficialmente por 60 dias para interessados em participar do programa

Para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado, com a criação de empreendimentos inovadores, na quinta-feira (16), às 10 horas, o Governo de Rondônia vai lançar o Edital do Programa “Centelha Rondônia”. O evento ocorrerá no Auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira (PRM) em Porto Velho e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes. 

Será a primeira vez que Rondônia vai aderir à iniciativa que faz parte das ações do Governo Federal em parceria com os Estados. Após o lançamento, as inscrições estarão abertas para selecionar mais de mil propostas de startups (projetos empresariais inovadores), nas quais os participantes vão concorrer a benefícios de subvenção econômica, bolsas de apoio, capacitações e networking com parceiros do programa.

As inscrições terão o prazo de 60 dias, contados de 16 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022. Os interessados ​​podem consultar mais orientações de como participar no site do Programa Centelha. 

Segundo a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (Fapero), a maior parte dos recursos alocados ao programa vem da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade vinculada ao MCTI. Outra parte dos investimentos vai ser aplicada pelo Executivo Estadual, por meio da Fapero.

Ao todo, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal vão implementar o programa, que está em sua 2ª fase, abrangendo acadêmicos e a sociedade em geral que possuem ideias de projetos inovadores. Desta forma, permitirá a promoção do Estado com a oportunidade e cultura do empreendedorismo inovador.

Além do ministro da MCTI, outras autoridades estarão presentes na cerimônia de lançamento do edital, como representantes da Finep, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e entre outros.