Animais estavam em plena condição de saúde, vacinados e ainda receberam um quilo de ração

Ação aconteceu no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park)Ação aconteceu no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park)

Alexandro Miranda Pincer, secretário da SemaAlexandro Miranda Pincer, secretário da Sema

A Prefeitura de Porto Velho promoveu, no sábado (11), a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. A ação aconteceu no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park), na zona Leste. A política de bem-estar animal vem sendo discutida desde 2017 e faz parte de um planejamento estratégico onde há, neste tipo de evento, a contribuição para que centenas de pets possam ter um novo lar.

A coordenação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com o apoio da primeira-dama Ieda Chaves.

De acordo com o titular da Sema, Alexandro Miranda Pincer, a ideia da feira é diminuir o número de animais abandonados nas ruas com uma oferta de 204 cães e gatos. “A priori, quando se trata de ação, a ideia já é de ter um amigo fiel, que é o seu pet. Após a assinatura do Termo de Adoção (tutor), a pessoa está apta a fazer a castração, sem despesa e fica mais tranquila em ter o seu animal em casa”, disse ele.

COMPROMISSOS ASSUMIDOS

Elizete de Jesus atendeu o pedido do filho e foi em busca de um pet para casaElizete de Jesus atendeu o pedido do filho e foi em busca de um pet para casaA fisioterapeuta Elizete de Jesus, acompanhada de seu filho Lucas, moram no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e ficaram sabendo pelas redes sociais. De acordo com ela, após um longo período sem um animalzinho, e pela insistência de seu filho, ela aceitou o pedido com a chegada do período de férias.

“Passamos o dia todo fora de casa e agora, estando mais tempo em casa, há condições para cuidar e promover mais diversão. Eu sempre falei para o Lucas, que ele precisa dar comida e fazer a limpeza, pois agora precisa ter a responsabilidade”, relatou a mãe ao falar que houve todo um planejamento até a chegada da ação.

“Eu vim pela minha filha Ayra, ela sempre quis um bichinho. Ela vai ficar doida. Ninguém em casa sabia que viria aqui. A gente gosta muito de animais, mas para comprar um de raça, que não cresça muito, pois moramos em um apartamento, é muito caro. Agora, a gente incentiva ela também a cuidar do animal, ter o apego a alguma coisa viva e ainda a responsabilidade”, contou Willian Dalsegio, professor, que reside no bairro Cohab.

INCENTIVO


Willian Dalsegio vai fazer uma surpresa para a famíliaWillian Dalsegio vai fazer uma surpresa para a famíliaTodos os animais que foram disponibilizados à adoção responsável estavam em plena condição de saúde, vacinados e ainda receberam um quilo de ração para auxiliar na alimentação. Ainda houve a distribuição de panfletos com informações sobre responsabilidades e respeito com os animais.

REGISTROS

O evento teve o apoio da vereadora Márcia Socorrista, parceira e defensora da causa junto a Câmara de Vereadores, e a população e, ainda, contou com a presença do vereador Aleks Palitot.