Entrega da documentação vai permitir a chegada de investimento nas localidades

Anos de espera chegaram ao fim para centenas de famílias em Porto Velho. Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura entregou 320 títulos definitivos de imóveis localizados em 14 bairros da capital. O momento de conquistas ocorreu com a presença do prefeito Hildon Chaves, secretários e outras autoridades.

Centenas de famílias foram beneficiadas com a entrega dos títulosCentenas de famílias foram beneficiadas com a entrega dos títulosA ação aconteceu na sede da Secretaria de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), setor responsável pela regularização fundiária das áreas que tinham alguma pendência documental, processual ou judicial. Muitos moradores estavam com a expectativa da documentação há décadas.

“O bairro de maior entrega é o Rosalinda de Carvalho, com 193 títulos. A partir de agora, esses imóveis passam a ter outro valor e segurança jurídica às famílias, onde, de forma prioritária, os documentos foram entregues às mulheres. Essa tem sido uma política desde o início da nossa gestão”, declarou o prefeito.

Hildon informou, ainda, que está em fase de licitação o georreferenciamento do município. “Depois da coleta dessas informações, haverá o uso incorporado da tecnologia, permitindo um avanço mais rápido, uma vez que o processo hoje ocorre praticamente de forma manual”, disse.

Desde o primeiro mandato, já foram regularizadas mais de 12 mil propriedades em Porto Velho.

Edemir Monteiro Brasil Neto, secretário da SemurEdemir Monteiro Brasil Neto, secretário da SemurRECUPERAÇÃO DE PROCESSOS

Na ocasião, o titular da Semur, Edemir Monteiro Brasil Neto, explicou que as entregas só foram possíveis, pois alguns bairros já passaram oficialmente pelo processo de regularização fundiária e muitos deles já estavam arquivados.

“A gente recuperou esses processos, estudamos e vimos qual a pendência e entramos em contato com cada morador. Após isso, uma reunião foi promovida para resolver a questão e, agora, damos o direito de propriedade a essas famílias”, comentou.

Outros 3 mil títulos estão remanescentes no quadro da Semur com estudos de caso a caso.

Já o secretário-adjunto da Semur, Gustavo Nobre de Azevedo, destacou as oportunidades de investimento que os bairros passam a receber após a regularização. “Com a escritura dos terrenos, o bairro é desenhado e passa a existir em papéis e, com isso, a gente consegue informações sobre todas as ruas. Todos os demais serviços que vêm sendo promovidos pela administração precedem o trabalho de regularização fundiária”, acrescentou.

Celânia Maria falou da valorização do seu imóvel após entrega do documentoCelânia Maria falou da valorização do seu imóvel após entrega do documentoGARANTIAS RECONHECIDAS

Celânia Maria Soares Fernandes é dona de casa e mora com o seu esposo no bairro Ayrton Senna há 14 anos. O casal agora fica mais tranquilo com a chegada da documentação e a certeza de estarem livres de despesas com cartório.

“Esperamos muito pela regularização. Agora, creio que com a documentação haverá uma valorização maior do meu imóvel”, disse a moradora.

O pedreiro Manoel de Souza Rodrigues também comemorou a chegada da escritura que estava aguardando desde o ano de 2014. “Agora realizo o meu sonho. Hoje, eu posso dizer que estou dentro do que é meu e posso mostrar para qualquer pessoa e provar que estou com o título da minha propriedade”, completou.

REGISTROS

Prestigiaram o evento, o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte de Porto Velho (Semtran), Ronaldo Flôres, os vereadores Aleks Palitot, Márcio Pacelli e Márcia Socorrista.